https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/issue/feed Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente 2024-05-30T00:03:50+00:00 Profa. Dra. Evelin Samuelsson [email protected] Open Journal Systems <p>A Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (ISSN 2179-4200) é um periódico eletrônico semestral, destinada a publicar artigos científicos, originais ou de revisão, nas diversas áreas do conhecimento. O periódico aceita colaborações em português, inglês ou espanhol, reservando-se o direito de publicar ou não, após avaliação do material submetido espontaneamente. De caráter interdisciplinar, a revista empenha esforços com o intuito de incentivar a publicação científica, viabilizando o compartilhamento de pesquisas realizadas preferencialmente na Região Amazônica, mas também de outras regiões do país, facilitando assim o acesso ao conhecimento científico pela comunidade acadêmica, contribuindo para a promoção e o desenvolvimento.</p> <p><strong>QUALIS-CAPES</strong></p> <p>Segundo a última avaliação realizada pela CAPES (2020), a Revista Científica FAEMA agora possui <strong>Qualis B1</strong>.</p> https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1363 EFEITOS DA HIDROTERAPIA ASSOCIADA À PSICOMOTRICIDADE EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA 2023-09-07T02:30:51+00:00 Alessandra Hellmann Polli [email protected] João Henrique Lorenzini [email protected] Lucas Maciel Rabello [email protected] Renata da Silva [email protected] Vitória Andrade da Maia [email protected] <p>O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta déficits significativos na comunicação, interação social e padrões de comportamento repetitivos e restritos. A hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que utiliza os recursos físicos da água para promover benefícios ao paciente. O meio aquático relacionado com a psicomotricidade proporciona ao autista a compreensão da interação e percepção do ambiente relacionada ao desenvolvimento interno de cada indivíduo, aprimorando habilidades cognitivas, afetivas e sociais. Devido à alta do assunto e a escassez de literatura sobre o tema, o presente estudo tem como objetivo reunir e analisar evidências atuais, com intuito de demonstrar a importância da intervenção fisioterapêutica aquática associada à psicomotricidade em pacientes autistas. Após exclusão por falta de adequação ao trabalho proposto, foram incluídos sete estudos nesta revisão onde foram utilizados métodos de intervenção hidroterápicos para o tratamento de crianças autistas. Os artigos apresentaram que a hidroterapia é capaz de promover a melhora dos aspectos psicomotores de crianças com TEA. Por fim, concluímos que esse recurso é de suma importância para a melhora da qualidade de vida desses indivíduos, porém as abordagens merecem maiores investigações com o objetivo de proporcionar a evolução do conhecimento sobre essa prática. </p> 2024-02-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1401 A UTILIZAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO CICLO GRAVÍDICO NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA: REVISÃO INTEGRATIVA 2024-02-21T23:39:04+00:00 Lucas Manoel Oliveira Costa [email protected] Silmara Alves Oliveira Silva [email protected] Gaubeline Teixeira Feitosa [email protected] Izabel Luiza Rodrigues de Sousa Viana [email protected] Tatyanne Silva Rodrigues [email protected] <p>A gestação é compreendida como um período delineado por inúmeras modificações físicas, emocionais e hormonais, por vezes alinhadas ao abandono familiar e a solitude materna. Sabe-se também que a Atenção Primária à Saúde representa a porta de entrada dos usuários do SUS, facilitando o acesso à saúde e continuidade assistencial. Considerando os múltiplos processos que podem interferir no ciclo gravídico, as práticas integrativas complementares emergem como tecnologias inovadoras na promoção do autocuidado da gestante. O objetivo do estudo é analisar, por meio de revisão integrativa, o uso das práticas integrativas e complementares durante o ciclo gravídico na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma Revisão Integrativa da literatura que utilizou a estratégia PICo por meio dos descritores controlados: gravidez, terapias complementares e atenção primária à saúde e seus termos alternativos. A busca ocorreu nas bases de dados LILACS, BDENF, IBECS, via BVS, MEDLINE via PUBMED e SciELO, no recorte temporal de 2017 a 2022. A amostra inicial foi de 2.404.698 de artigos, estratificados após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, perfazendo uma amostra final de 15 artigos. As pesquisas apontam que a gestação passa por alterações capazes de afligir a saúde da pessoa gestante, bem como do concepto. Queixas como a lombalgia, insônia, distúrbios ansiosos, além da associação a comorbidades, foram identificadas entre as complicações deste ciclo. Tais ofereceram a emancipação no autocuidado, independência na tomada de decisões, inclusão familiar, modulação de biomarcadores de estresse e manejo da dor. A análise acerca dos achados na literatura evidenciam a variedade de estímulos físicos, bioquímicos e emocionais proporcionados benefício por estas práticas na gravidez, bem como elucidou-se a diversificação de suas aplicabilidades. O estudo reforça que sua utilização na Atenção Primária à Saúde proporciona maior vínculo entre gestante e profissionais e maior adesão do pré-natal.</p> 2024-05-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1407 GESTÃO DE RISCOS EM AMBIENTES HOSPITALARES SOB A PERSPECTIVA DE SISTEMAS RESILIENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA 2024-05-30T00:03:50+00:00 Tamires Fernanda Barbosa Nunes [email protected] Lizandra Garcia Lupi Vergara [email protected] <p>A gestão de riscos, gestão de segurança e sistemas resilientes são elementos fundamentais na área da saúde para garantir a segurança dos pacientes, dos profissionais de saúde e a eficácia dos serviços prestados. Os sistemas resilientes são projetados para resistir e se adaptar a perturbações e eventos adversos, mantendo a continuidade dos serviços essenciais. Na área da saúde, isso significa que os sistemas de saúde devem ser capazes de lidar com crises, como desastres naturais, epidemias, emergências de saúde pública, entre outros. Neste sentido, a resiliência inclui a capacidade de resposta rápida, a coordenação eficiente, a comunicação efetiva e a capacidade de recuperação após um evento adverso. Diante disso, a presente pesquisa buscou compreender como a resiliência tem sido inserida na gestão de riscos em ambientes hospitalares por meio de uma revisão sistemática da literatura. Os resultados indicaram a importância de se estabelecer uma cultura de segurança, promover a conscientização sobre os riscos, treinar e desenvolver os profissionais de saúde, utilizar tecnologias adequadas para monitorar e mitigar riscos e realizar avaliações de forma contínua para identificar áreas de melhoria.</p> 2024-06-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1372 ANÁLISE ERGONÔMICA DE POSTO DE TRABALHO EM UMA INDÚSTRIA DE PNEUMÁTICOS: ESTUDO DE CASO NO SETOR DE PRENSAS DE RECAPAGEM 2024-03-30T00:48:02+00:00 Raphael Sepulveda Barino [email protected] Claudia Brito da Cunha [email protected] Sérgio Luís Tavares [email protected] <p>O presente artigo apresenta um estudo no qual é analisado, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego através da Norma Regulamentadora 17, a fase do processo industrial denominado como "setor de prensas de recapagem", em uma multinacional referência na fabricação de pneumáticos. Através da Análise Ergonômica Preliminar, foram identificadas atividades que demandaram estudos mais aprofundados, gerando Análise Ergonômica do Trabalho e as adequações necessárias para o pleno exercício das tarefas sem danos à saúde do trabalhador. Todos os itens apontados como não conformes foram indicados prazos para adequação, bem como a indicação dos respectivos responsáveis por estas demandas. Além dos problemas relacionados à ergonomia física, foram identificadas anormalidades referentes a ergonomia organizacional da empresa sendo feita recomendações para correção destes desvios. Com as adequações propostas, projeta-se ganhos em qualidade e produtividade, concomitante com o bem-estar dos envolvidos no processo.</p> 2024-05-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1377 GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE SEMENTES DE JAMBU (Acmella oleracea (L.) R. K. Jansen) EM DIFERENTES ÉPOCAS DE COLHEITA NA REGIÃO AMAZÔNICA DO BRASIL 2024-01-18T00:58:24+00:00 Arthur Felipe Abreu Laclot Lima [email protected] Carmílen Raiara Almeida Dias [email protected] Myrella Katlhen da Cunha de Araujo [email protected] Adriano Pacheco Bicioni [email protected] Magnun Antonio Penariol da Silva [email protected] <p>Boa parte dos cultivos de jambu na Amazônia são realizados com sementes crioulas. No entanto, são incipientes os estudos sobre técnicas de cultivo, maturação das sementes e cuidados com a cultura, o que desfavorece a padronização de novas semeaduras. Dessa forma, o objetivo do estudo foi verificar a influência das épocas de colheita na produção de sementes crioulas. A pesquisa foi realizada na comunidade quilombola Itabocal Ponte, município de Tomé-Açu, Estado do Pará, entre os meses de março a maio de 2022. O delineamento experimental foi em blocos inteiramente casualizados, com seis tratamentos (5, 10, 15, 20, 25 e 30 dias após a floração - DAF), com quatro repetições. As variáveis coletadas foram: peso de capítulos e peso de sementes, teor de água, porcentagem de emergência e germinação. Como resultado, a melhor época de colheita para inflorescência de jambu foi 25 a 30 DAF, com resultados variáveis entre 1,297 kg m<sup>2 </sup>a 1,676 kg m<sup>2</sup> para produção de capítulos e entre 0,038 kg m<sup>2</sup> a 0,076 kg m<sup>2</sup> para produção de sementes. Dessa forma, o estudo possibilitou conhecer a melhor época de colheita das inflorescências de jambu a fim de elevar a produtividade de sementes crioulas para os produtores amazônicos.</p> 2024-02-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1380 A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA POSITIVA E OS PRINCÍPIOS QUE PREDOMINAM NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA 2024-01-18T00:56:52+00:00 Thyago Vinicius Marques Oliveira [email protected] Eduarda Lourranne dos Santos Pinheiro [email protected] <p>As organizações precisam de inúmeros fatores e recursos para funcionarem, mas elas não se regulam sozinhas, a gestão é simplesmente o que contribui para que tudo aconteça dentro do ambiente de trabalho. A boa liderança é uma ação do líder, na qual se torna chave principal para o crescimento das organizações, e se bem aplicada tem a capacidade de potencializar as ações dos liderados, em virtude disso nota-se a necessidade de ser amplamente abordado este assunto dentro das organizações, juntamente com a aplicação de investimentos na qualificação não somente dos liderados, mas também dos líderes. A pesquisa classificou-se como sendo de abordagem qualitativa, de revisão bibliográfica. Este trabalho teve como objetivo abordar sobre a influência da liderança positiva dentro da administração pública e os princípios presentes para o bom funcionamento da gestão. Diante disso verifica-se que apesar das diferenças entre setor público e privado, a liderança é fundamental em ambos os tipos de organizações, pois é ela que se atuada de forma positiva, tem o impacto de tornar ambientes de trabalho mais alegres, menos monopolizadores e consequentemente mais produtivos.</p> 2024-02-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1399 TAXONOMIA DE BLOOM APLICADA AO ENSINO DE PROJETO DE URBANISMO E DE PAISAGISMO 2024-04-30T22:57:55+00:00 Joani Paulus Covaleski [email protected] Vanessa De Conto Conto [email protected] Lincoln de Souza Lopes [email protected] Hélio Ferreira de Castro Neto [email protected] Jessica de Sousa Vale [email protected] <p>Este artigo reflete sobre experiências práticas com a adoção da Taxonomia de Bloom no ensino de Projeto de Urbanismo II e Projeto de Paisagismo, desenvolvidas no curso de Arquitetura e Urbanismo de um Centro Universitário privado. A Taxonomia de Bloom, como estratégia educacional, já está bastante consolidada em várias áreas do conhecimento, e colabora para o planejamento de aulas e definição de metas de aprendizagem. Sabendo que o processo projetual, e o seu ensino, possuem complexidades e desafios enfrentados por educadores e educandos constantemente, objetivou-se aplicar o instrumento em dois ateliês de projeto. Como resultado, a aplicação da Taxonomia de <em>Bloom </em>mostrou-se efetiva, principalmente ao possibilitar aos professores consubstanciar as demandas e objetivos das tarefas e atividades, facilitando a compreensão do processo de projeto, e contribuindo com a autonomia do acadêmico e seu desempenho.</p> 2024-06-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1421 CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E SOCIODEMOGRÁFICAS DE INDIVÍDUOS EM TRATAMENTO POR USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS 2024-04-30T22:03:39+00:00 Yesica Nunez Pumariega [email protected] Ramón Nunez Cárdenas [email protected] Margareth da Silva Oliveira [email protected] <p style="font-weight: 400;">Tem aumentado nos últimos anos o consumo de substancias psicoativas no Brasil e no mundo, desafiando os profissionais da saúde e levantando a necessidade de ampliar as investigações sobre os fatores que tem intensificado o consumo de drogas na população mundial. <strong>Objetivo:</strong> Este estudo de caráter quantitativo, transversal e descritivo, teve como pretensão descrever as características clínicas e sociodemográficas de indivíduos em tratamento por uso de substâncias psicoativas. Participaram do estudo 202 pessoas, internadas para tratamento por uso de substâncias psicoativas. <strong>Metodologia:</strong> para atingir os objetivos desta pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos: Um questionário Sociodemográfico, a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse, e o Teste de Triagem do Envolvimento com álcool, tabaco e outras drogas. <strong>Resultados:</strong> os resultados demonstraram maior predominância de indivíduos com idades de 40 anos em diante, do sexo masculino, solteiros, de classe socioeconômica média-baixa, e com grau de escolaridade de Ensino Fundamental. Os resultados da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse apontaram para sintomas moderados de ansiedade e depressão. E o Teste de Triagem do Envolvimento com álcool, tabaco e outras drogas apontou que, as substâncias mais utilizadas na vida dessas pessoas são tabaco, álcool, maconha e cocaína/crack, sendo as drogas de risco alto de dependência, a cocaína/crack e o álcool. <strong>Conclusão:</strong> perante estes resultados foi possível concluir que, pensar em métodos científicos e eficazes de tratamento para a dependência química e para o Transtorno por uso de substâncias psicoativas é urgente.</p> 2024-06-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente