https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/issue/feed Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente 2024-02-06T20:40:42+00:00 Profa. Dra. Evelin Samuelsson [email protected] Open Journal Systems <p>A Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (ISSN 2179-4200) é um periódico eletrônico semestral, destinada a publicar artigos científicos, originais ou de revisão, nas diversas áreas do conhecimento. O periódico aceita colaborações em português, inglês ou espanhol, reservando-se o direito de publicar ou não, após avaliação do material submetido espontaneamente. De caráter interdisciplinar, a revista empenha esforços com o intuito de incentivar a publicação científica, viabilizando o compartilhamento de pesquisas realizadas preferencialmente na Região Amazônica, mas também de outras regiões do país, facilitando assim o acesso ao conhecimento científico pela comunidade acadêmica, contribuindo para a promoção e o desenvolvimento.</p> <p><strong>QUALIS-CAPES</strong></p> <p>Segundo a última avaliação realizada pela CAPES (2020), a Revista Científica FAEMA agora possui <strong>Qualis B1</strong>.</p> https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1363 EFEITOS DA HIDROTERAPIA ASSOCIADA À PSICOMOTRICIDADE EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA 2023-09-07T02:30:51+00:00 Alessandra Hellmann Polli [email protected] João Henrique Lorenzini [email protected] Lucas Maciel Rabello [email protected] Renata da Silva [email protected] Vitória Andrade da Maia [email protected] <p>O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta déficits significativos na comunicação, interação social e padrões de comportamento repetitivos e restritos. A hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que utiliza os recursos físicos da água para promover benefícios ao paciente. O meio aquático relacionado com a psicomotricidade proporciona ao autista a compreensão da interação e percepção do ambiente relacionada ao desenvolvimento interno de cada indivíduo, aprimorando habilidades cognitivas, afetivas e sociais. Devido à alta do assunto e a escassez de literatura sobre o tema, o presente estudo tem como objetivo reunir e analisar evidências atuais, com intuito de demonstrar a importância da intervenção fisioterapêutica aquática associada à psicomotricidade em pacientes autistas. Após exclusão por falta de adequação ao trabalho proposto, foram incluídos sete estudos nesta revisão onde foram utilizados métodos de intervenção hidroterápicos para o tratamento de crianças autistas. Os artigos apresentaram que a hidroterapia é capaz de promover a melhora dos aspectos psicomotores de crianças com TEA. Por fim, concluímos que esse recurso é de suma importância para a melhora da qualidade de vida desses indivíduos, porém as abordagens merecem maiores investigações com o objetivo de proporcionar a evolução do conhecimento sobre essa prática. </p> 2024-02-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1377 GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE SEMENTES DE JAMBU (Acmella oleracea (L.) R. K. Jansen) EM DIFERENTES ÉPOCAS DE COLHEITA NA REGIÃO AMAZÔNICA DO BRASIL 2024-01-18T00:58:24+00:00 Arthur Felipe Abreu Laclot Lima [email protected] Carmílen Raiara Almeida Dias [email protected] Myrella Katlhen da Cunha de Araujo [email protected] Adriano Pacheco Bicioni [email protected] Magnun Antonio Penariol da Silva [email protected] <p>Boa parte dos cultivos de jambu na Amazônia são realizados com sementes crioulas. No entanto, são incipientes os estudos sobre técnicas de cultivo, maturação das sementes e cuidados com a cultura, o que desfavorece a padronização de novas semeaduras. Dessa forma, o objetivo do estudo foi verificar a influência das épocas de colheita na produção de sementes crioulas. A pesquisa foi realizada na comunidade quilombola Itabocal Ponte, município de Tomé-Açu, Estado do Pará, entre os meses de março a maio de 2022. O delineamento experimental foi em blocos inteiramente casualizados, com seis tratamentos (5, 10, 15, 20, 25 e 30 dias após a floração - DAF), com quatro repetições. As variáveis coletadas foram: peso de capítulos e peso de sementes, teor de água, porcentagem de emergência e germinação. Como resultado, a melhor época de colheita para inflorescência de jambu foi 25 a 30 DAF, com resultados variáveis entre 1,297 kg m<sup>2 </sup>a 1,676 kg m<sup>2</sup> para produção de capítulos e entre 0,038 kg m<sup>2</sup> a 0,076 kg m<sup>2</sup> para produção de sementes. Dessa forma, o estudo possibilitou conhecer a melhor época de colheita das inflorescências de jambu a fim de elevar a produtividade de sementes crioulas para os produtores amazônicos.</p> 2024-02-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1380 A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA POSITIVA E OS PRINCÍPIOS QUE PREDOMINAM NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA 2024-01-18T00:56:52+00:00 Thyago Vinicius Marques Oliveira [email protected] Eduarda Lourranne dos Santos Pinheiro [email protected] <p>As organizações precisam de inúmeros fatores e recursos para funcionarem, mas elas não se regulam sozinhas, a gestão é simplesmente o que contribui para que tudo aconteça dentro do ambiente de trabalho. A boa liderança é uma ação do líder, na qual se torna chave principal para o crescimento das organizações, e se bem aplicada tem a capacidade de potencializar as ações dos liderados, em virtude disso nota-se a necessidade de ser amplamente abordado este assunto dentro das organizações, juntamente com a aplicação de investimentos na qualificação não somente dos liderados, mas também dos líderes. A pesquisa classificou-se como sendo de abordagem qualitativa, de revisão bibliográfica. Este trabalho teve como objetivo abordar sobre a influência da liderança positiva dentro da administração pública e os princípios presentes para o bom funcionamento da gestão. Diante disso verifica-se que apesar das diferenças entre setor público e privado, a liderança é fundamental em ambos os tipos de organizações, pois é ela que se atuada de forma positiva, tem o impacto de tornar ambientes de trabalho mais alegres, menos monopolizadores e consequentemente mais produtivos.</p> 2024-02-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente