Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA <p>A Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (ISSN 2179-4200) é um periódico eletrônico semestral, destinada a publicar artigos científicos, originais ou de revisão, nas diversas áreas do conhecimento. O periódico aceita colaborações em português, inglês ou espanhol, reservando-se o direito de publicar ou não, após avaliação do material submetido espontaneamente. De caráter interdisciplinar, a revista empenha esforços com o intuito de incentivar a publicação científica, viabilizando o compartilhamento de pesquisas realizadas preferencialmente na Região Amazônica, mas também de outras regiões do país, facilitando assim o acesso ao conhecimento científico pela comunidade acadêmica, contribuindo para a promoção e o desenvolvimento.</p> <p><strong>QUALIS-CAPES</strong></p> <p>Segundo a última avaliação realizada pela CAPES (2020), a Revista Científica FAEMA agora possui <strong>Qualis B1</strong>.</p> pt-BR <p><strong>Atribuição CC BY 4.0:</strong> Este é um artigo de acesso aberto e distribuído sob os Termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que creditado as fontes originais.</p> [email protected] (Dr. Roemir Peres Machado Moreira) [email protected] (Núcleo de Informática UNIFAEMA) Tue, 02 Dec 2025 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A HUMANIZAÇÃO NO PROCESSO DE ATENDIMENTO AOS PACIENTES INTERNADOS NA PERSPECTIVA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1415 <p>A humanização remete ao ato de enxergar o outro como um indivíduo único, com suas necessidades e escolhas próprias, apontando na direção de sermos compreensivos e bondosos. Considerando o exposto, a Enfermagem tem função crucial no atendimento por assistir o paciente desde o acolhimento em sua recepção até a alta, no gerenciamento hospitalar e na administração de recursos humanos. Trata-se de um estudo de abordagem mista, que teve como objetivo investigar a compreensão do enfermeiro, auxiliar e técnico de enfermagem em relação ao processo de humanização ao paciente internado, ponderando a assistência e a gestão dos serviços de enfermagem, atentos ao nível de satisfação dos participantes da pesquisa com foco nas atividades de trabalho; qualidade de infraestrutura do local de trabalho; relacionamento dos colaboradores da instituição junto aos seus gestores; satisfação com salário e benefícios, e avaliação do seu atendimento prestado na unidade, aos pacientes internados. A amostra foi constituída de 30 colaboradores da equipe de Enfermagem de um hospital universitário que desempenham atividades assistenciais e administrativas na Enfermagem. De um total de 30 participantes, 27 são do sexo feminino (89%); 20 (66,7%) Técnicos de Enfermagem e a maioria do sexo masculino é de enfermeiros 02 (66,7%); ao serem perguntados sobre se consideravam suas atividades de trabalho cansativas, 27 (90%) relataram que se sentem razoavelmente satisfeitos; relativa à qualidade de infraestrutura 26 (86,6%) comentaram que se sentem parcialmente satisfeitos; quanto ao relacionamento dos colaboradores da instituição junto aos seus gestores 20 (66,6%) se sentem parcialmente satisfeitos quanto à resolução de problemas e uso da ética; no que concerne ao salário e benefícios 24 (80%) se sentem parcialmente insatisfeitos e 27 (90%) relataram que se sentiriam razoavelmente satisfeitos se recebessem o atendimento que prestam aos pacientes internados que eles assistem. Da análise qualitativa, foi possível notar que compreendem o processo de humanização prestado ao paciente internado ao evidenciarem a necessidade da humanização no processo de trabalho da equipe de enfermagem, conforme descrito na Política Nacional de Humanização. Para estudos futuros recomenda-se ampliar a amostra do estudo, dado que se apresenta como uma das limitações da presente pesquisa; incluindo sugestões dos participantes da pesquisa no sentido de valorizar seu protagonismo no processo da prestação da assistência humanizada ao paciente internado.</p> Jessica Eduarda do Valle, Lilian Sheila de Melo Pereira do Carmo, Mariana Ribeiro Brunherotti Pereira, Edilson Carlos Caritá, Silvia Sidnéia da Silva Copyright (c) 2025 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1415 Mon, 01 Dec 2025 00:00:00 +0000 ACOLHIMENTO DO ENFERMEIRO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL EM UNIDADE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1416 <p>A violência contra a mulher é considerada uma das principais formas de violação dos direitos humanos. Na violência sexual há a apropriação do seu corpo, atingindo de forma direta a saúde e a integridade da mulher, revelando-se um problema de saúde pública. Atualmente, o Brasil ocupa o 5° lugar dos países mais violentos do mundo. A mulher é respaldada por leis que asseguram e garantem sua segurança e assistência, em todos os níveis necessários, a exemplo do que preconiza a Política Nacional de Enfrentamento de Violência contra a Mulher. O objetivo do estudo é refletir, com base na literatura científica, sobre as habilidades e conhecimentos do enfermeiro na assistência a mulheres vítimas de violência sexual, pautada em protocolos do Ministério da Saúde, para o acolhimento e atendimento humanizados em unidades de urgência e emergência. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, construída a partir da elaboração de questão norteadora, busca de produções na literatura científica, categorização dos dados selecionados, análise e síntese dos resultados da revisão. A busca foi realizada na Base de Dados em Enfermagem e na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, com recorte temporal no período de 2018-2023, resultando em 14 artigos. A pesquisa e a conscientização sobre a violência contra a mulher, bem como as atribuições do enfermeiro no atendimento às vítimas são de extrema importância. Apesar do aumento na busca por serviços, ainda persistem desafios, tornando essencial a conscientização e pesquisa contínua para promover a segurança e bem-estar das mulheres. Salientamos que mesmo sendo de relevância para saúde da mulher, ainda há escassez de estudos, havendo necessidade de mais estudos para empoderar vítimas e enfermeiros na assistência humanizada.</p> Jade Pereira Lopes Dias, Silvia Sidnéia da Silva, Alexandra de Souza Melo, Belisa Vieira da Silveira, Lilian Sheila de Melo Pereira do Carmo Copyright (c) 2025 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1416 Mon, 01 Dec 2025 00:00:00 +0000 TABUS E MITOS: COMPREENDENDO OS IMPACTOS NA SEXUALIDADE HUMANA https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1504 <p>O estudo da sexualidade humana é essencial para compreender o comportamento e o bem-estar biopsicossocial dos indivíduos. No entanto, a sexualidade ainda enfrenta barreiras significativas devido a mitos, tabus e preconceitos, frequentemente moldados por discursos de poder de instituições como a Igreja, o Estado, a Medicina e a Família. Este trabalho visa explorar como essas crenças afetam a formação das identidades sexuais e o bem-estar. Trata-se de uma revisão de literatura com abordagem qualitativa e análise crítica. Fontes utilizadas como Google Acadêmico, SCIELO, PEPSIC, LILACS, Revista Brasileira de Sexualidade Humana, Revista Interface e outros periódicos eletrônicos e livros físicos em português e línguas estrangeiras abrangendo publicações de 2008 a 2023, os descritores: “Sexualidade humana”, “Mitos sexuais”, “Construção da sexualidade”, “Tabu acerca da Sexualidade” e “Educação sexual”. A análise revela que o silêncio, a censura e a desinformação perpetuam preconceitos e estigmas que impactam negativamente a saúde sexual e o desenvolvimento psicossocial dos indivíduos. A educação sexual é enfatizada como uma prática crucial para reduzir preconceitos, orientar de forma adequada e promover respeito e autonomia sexual. Conclui-se que uma abordagem educativa robusta é necessária para superar as barreiras culturais e sociais impostas por mitos e tabus, contribuindo para a construção de uma sociedade mais informada e inclusiva. A desconstrução dessas crenças é fundamental para uma sexualidade plena, livre de estigmas, permitindo que cada indivíduo vivencie sua sexualidade de maneira saudável e autônoma.</p> Savana Sara Batista da Silva Orso, Fabiula de Amorim Nunes Copyright (c) 2025 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1504 Mon, 15 Dec 2025 00:00:00 +0000 SAFETY CULTURE AND RESILIENCE ENGINEERING IN HOSPITAL EMERGENCIES: A SCOPING REVIEW OF THE LITERATURE WITH A FOCUS ON OCCUPATIONAL SAFETY https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1505 <p>Safety culture and resilience engineering represent fundamental concepts in ensuring safety within hospital environments. Safety culture reflects behavioral patterns that signify an organization’s commitment to its workers’ safety, health, and well-being. Resilience engineering focuses on designing systems and processes capable of adapting to, learning from, and responding to complex conditions and unexpected events. Therefore, this scoping review of the literature explored mechanisms for evaluating both processes in hospital emergency settings, specifically concerning occupational safety. Publications on the subject were searched in the PubMed, Scopus, Web of Science, and Google Scholar databases. The screening process included 36 studies, divided into mechanisms for evaluating Safety Culture (n=27) and mechanisms for assessing Resilience Engineering (n=9). The results demonstrated that the safety attitudes questionnaire was the most frequently utilized tool for assessing safety culture and the resilience assessment grid for resilience engineering. These approaches were found to contribute to assessing occupational safety, although few methods are used to operationalize and measure it. Additionally, there is inconsistency in defining the dimensions of safety culture among professionals and researchers in occupational health and safety, leading to safety culture frequently being confused with safety climate.</p> Tamires Fernanda Barbosa Nunes, Lizandra Garcia Lupi Vergara, Caroline Rodrigues Vaz Copyright (c) 2025 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1505 Tue, 16 Dec 2025 00:00:00 +0000 TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLA: RECURSOS DIDÁTICOS E PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1481 <p>A Tecnologia Assistiva (TA) refere-se a produtos, dispositivos, metodologias, estratégias, práticas, entre outros, para promover a inclusão social de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Sua incorporação às instituições de ensino contribui para mitigar as dificuldades do processo de ensino-aprendizagem e socialização, tanto para alunos neurotípicos quanto para alunos que necessitam de atendimento especializado. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo compreender o entendimento dos profissionais da educação básica acerca da importância da TA no contexto escolar e constatar quais são os recursos utilizados pelas instituições de ensino. O levantamento das percepções foi realizado por meio de um questionário aplicado com profissionais de instituições de ensino da educação básica brasileira. As respostas obtidas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, verificou-se que a compreensão acerca de TA e de sua importância, se encontra limitada e que os conceitos de TA, tecnologias digitais e recursos pedagógicos são facilmente confundidos. Em relação aos recursos utilizados, foram citados a inclusão de tecnologias digitais, recursos voltados à acessibilidade arquitetônica e materiais didáticos como EVA, material autocolante, jogos educativos, entre outros. Porém, conforme os respondentes, as instituições não dispõem de muitos recursos. Portanto, compreende-se que a TA deve ser melhor disseminada na escola, seus conceitos, recursos e aplicações, para que os profissionais disponham de conhecimento e recursos para atender os alunos, auxiliando no seu desenvolvimento e promovendo a efetiva inclusão escolar.</p> Carlos Vinícius Maluly, João Paulo Lucchetta Pompermaier, Sandra Aparecida Piloto Lopes, Tamires Fernanda Barbosa Nunes, Alline Thamyres Claudino da Silva, Lizandra Garcia Lupi Vergara Copyright (c) 2025 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1481 Mon, 01 Dec 2025 00:00:00 +0000 DADOS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES ENTRE 2017 E 2024: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DOS DADOS DISPONIBILIZADOS PELO CREAS https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1508 <p>Este artigo tem como objetivo fornecer informações sobre os tipos de violação de direitos vivenciados por crianças e adolescentes no município de Ariquemes/RO. Utilizando uma pesquisa descritiva comparativa com análise quantitativa, foram coletados e analisados dados dos registros de atendimentos realizados no período de oito anos, abrangendo casos de violação de direitos de crianças e adolescentes nos dados do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), contidos no Registro Mensal de Atendimentos (RMA). O CREAS é uma unidade pública que trabalha com média complexidade, atendendo casos em que os direitos das crianças e adolescentes são violados. A partir da análise dos dados do RMA, os resultados indicaram altos índices de violência física, violência psicológica e abuso sexual, tanto no ambiente familiar como fora dele. A compreensão desses tipos de violação de direitos é essencial para a formulação de políticas públicas efetivas e intervenções adequadas, visando à proteção e ao bem-estar desses jovens vulneráveis. Portanto, é fundamental implementar medidas que promovam a proteção dessas crianças e adolescentes, garantindo um ambiente seguro e saudável.</p> Carlos Henrique Bianchi Oliveira, Amanda Cristina Mazer Hoffmann, Marislaine Martins de Almeida, Katiuscia Carvalho de Santana Copyright (c) 2025 Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1508 Mon, 01 Dec 2025 00:00:00 +0000