REVENDO TOXOPLASMOSE: UMA ABORDAGEM MULTIDICIPLINAR

Autores

  • Silvana Cardoso de Ungria
  • Sandra Maria Mendes de Oliveira
  • Simone da Silva Reis
  • Renato André Zan
  • Leandro José Ramos
  • Rosani Aparecida Alves Ribeiro de Souza
  • Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)

DOI:

https://doi.org/10.31072/rcf.v2i2.102

Palavras-chave:

Toxoplasmose, Diagnóstico, Tratamento e Profilaxia.

Resumo

A toxoplasmose é uma das zoonoses parasitárias que é causada pelo protozoário intracelular obrigatório Toxoplasma gondii. O presente estudo traz uma abordagem multidisciplinar sobre a toxoplasmose, destacando sua transmissão, sintomas, diagnósticos, tratamentos e profilaxia. Constatou-se que a toxoplasmose é uma doença ainda hoje negligenciada havendo a necessidade de criação de ações direcionadas à prevenção e controle a curto, médio e longo prazo como programas de educação e saúde pública e a garantia de acesso da comunidade ao diagnóstico e tratamento. É importante ressaltar que nem todas as unidades de saúde estão estruturadas para receber os agravos decorrentes da transmissão congênita, onde existe também o problema da não qualificação de profissionais, mostrando que essa infelizmente é uma doença que está longe de ser extinta do cenário nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)

Graduação em Biologia com ênfase em ecologia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Mestrado em andamento em Genética e Toxicologia Aplicada.

Downloads

Publicado

2011-12-23

Como Citar

Ungria, S. C. de, Oliveira, S. M. M. de, Reis, S. da S., Zan, R. A., Ramos, L. J., Souza, R. A. A. R. de, & Meneguetti, D. U. de O. (2011). REVENDO TOXOPLASMOSE: UMA ABORDAGEM MULTIDICIPLINAR. Revista Científica Da Faculdade De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 27–54. https://doi.org/10.31072/rcf.v2i2.102

Edição

Seção

Artigos (Ciências da Saúde)