CIDADANIA DIGITAL NA ERA DA INFORMAÇÃO: PELO FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO E DA DEMOCRACIA EM FACE AO PERIGO DA DESINFORMAÇÃO

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Dalila Freitas Rocha Silva
Daniele Cristina de Souza Mühlbauer
Fernanda Manuely Gil de Souza
Beatriz Depeder Lopes
Evelyn Luane de Paula Sevilha
Hudson Carlos Avancini Persch

Resumo

Ao analisar os perigos da desinformação, o desenvolvimento da cidadania digital se apresenta como aliado para um combate mais eficaz às fontes dessa que já é considerada uma infodemia. Por conseguinte, o presente artigo teve como objetivo abordar o conceito de cidadania no âmbito digital e sua importância para era da informação; trouxe à balha os malefícios que a desinformação e suas ramificações – o que inclui as fake news, teorias da conspiração, discurso anticiência e superinformação etc. – trazem para a sociedade moderna à medida que desestabiliza a democracia, a confiabilidade nas instituições epistémicas, a aplicação das políticas públicas voltadas a direitos fundamentais e colocam em risco significativo até mesmo a vida das pessoas; e mostrou como a educação midiática a partir da literacia digital é a forma mais eficaz para se combater a desinformação levando em conta que preserva o direito à liberdade de expressão e desenvolve o exercício da cidadania nas relações virtuais fazendo com que o conceito de ser cidadão englobe também o mundo digital. A responsabilidade do Estado de levar em conta essa nova necessidade de ensino foi destacada de maneira a fazer com que a atitude de instituições privadas voltadas à tecnologia seja adotada como um exemplo de como aproveitar as ferramentas digitais para propiciar que a cultura da desinformação seja desconstruída gradativamente na mesma proporção em que a educação é usada para cumprir um de seus louváveis objetivos: continuar transformando as pessoas em cidadãs conscientes de seus deveres e direitos, incluindo no âmbito virtual, e fazendo com que a humanidade não permita que a desinformação se transforme em um inimigo contra o seu avanço. Com auxílio do método hipotético-dedutivo, pesquisa básica e documental, bem como revisão bibliográfica em suas mais diversas modalidades, o que incluiu livros, artigos científicos, revistas e notícias de jornais nacionais, os princípios constitucionais e sua aplicação foram analisados para a discussão de soluções para o problema da desinformação para a sociedade.

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