OBESIDADE INFANTIL NA ESCOLA: O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Main Article Content

Natiele Rodrigues Bessa
Cleidenice dos Santos Orssatto
Leonardo Alfonso Manzano
Yuri de Lucas Xavier Martins

Abstract

O nível de atividade física insatisfatório, a alimentação é outro ponto que colabora com o início do quadro de sobrepeso e obesidade. A atividade física ajuda na manutenção da massa corporal e previne a obesidade e a osteoporose (1). O objetivo deste estudo é ressaltar o papel do profissional e Educação Física dentro da escola no que tange aos hábitos alimentares e de atividade física. A presente pesquisa trata-se de uma Revisão Bibliográfica com o tema Obesidade Infantil na escola: o papel do professor de educação física. Esta foi embasada em artigos coletados em bancos de dados como: Scielo, Unicamp, Unesp, Google Acadêmico, Associação Brasileira de Pediatria, Universidade de São Paulo (USP) e livros encontrados na biblioteca Júlio Bordignon e biblioteca virtual da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). A Obesidade Infantil é um parâmetro de grande preocupação, vem se tornando cada vez mais preocupante a prevenção e os cuidados para o excesso de peso na infância (2). O comportamento alimentar da criança é determinado pela interação da criança com o alimento, pelo seu desenvolvimento anatomofisiológico e por fatores emocionais, psicológicos, socioeconômicos e culturais (3). Como consequência, a Obesidade Infantil pode acarretar diversas comorbidades na fase adulta (4). Nesse sentido, o trabalho ressalta a importância de uma alimentação saudável e da prática de atividades físicas no dia a dia, sendo pilares essenciais no combate à obesidade (5). A escola e o professor de Educação Física têm funções importantes, pois influenciam significativamente a vida dos estudantes, podendo fazer com que esses tenham uma alimentação saudável e participem das aulas de Educação Física, consequentemente, impactando na prevalência da Obesidade Infantil.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details