RECOMENDAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA BÁSICO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E CONTROLE DA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

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Nathalia Silvestre Anselmo
Ruan Iuri de Oliveira Guedes
João Victor da Silva Costa

Resumo

A construção civil é um dos setores que mais sofrem com atrasos de cronograma, desperdício de recursos e dificuldade para controlar a qualidade do produto final. Com isso buscou-se técnicas de gestão de projetos que permitam reduzir esses parâmetros negativos e traçou-se um roteiro para que os profissionais técnicos dessa área possam aplicar princípios de gestão de projetos. Assim, torna-se necessário um estudo bibliográfico com boas bases teóricas a respeito de técnicas de gerenciamento de projetos e controle da qualidade, onde o presente trabalho estabeleceu como fonte principal de investigação a forma que o profissional responsável da área da construção civil pode iniciar de maneira simples e eficiente a implementação de um sistema de gestão de projetos e controle da qualidade. Para responder esse problema de pesquisa, definiu-se como objetivos específicos: expor o atual cenário brasileiro da construção civil; conceituar os princípios de gestão da qualidade da ISSO 9001(1); explanar um roteiro básico para a implementação de técnicas gerenciais e de controle da qualidade de projetos; e levantar as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores no momento de implementar técnicas de gestão da qualidade. Para o efetivo desenvolvimento dos objetivos estabelecidos, adotou-se como processo metodológico uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo descritivo, procurando refinar ao máximo a temática estudada. Priorizou-se o uso de livros com reconhecimento nacional a respeito do tema, bem como teses de doutorado, mestrado e especializações na área de gestão e planejamento de projetos. A partir da pesquisa realizada foi possível constatar uma grande necessidade de implementação de técnicas de gestão de projetos e controle da qualidade. Do mesmo modo, observou-se grandes desafios para realizar essa quebra de paradigma sobre a realidade de gerenciar obras. Porém, apesar desses desafios uma decisão deve ser tomada pelos profissionais que procuram otimizar seus serviços, aumentar suas margens de lucro e obter a satisfação de seus clientes, onde poderão permanecer neste cenário simplesmente reagindo aos fatores externos ou então aderir às técnicas mesmo que básicas, de gerenciamento de projetos e se beneficiarem das boas práticas do planejamento. Por meio dos diversos textos analisados, foi possível demonstrar um roteiro básico para que profissionais da área da construção civil possam realizar a implementação de técnicas de gestão da qualidade e amenizar os impactos relacionados às falhas de planejamento. Através da compreensão dos princípios da qualidade ISO 9001(1), esses profissionais podem desenvolver em suas empresas novos hábitos focados na satisfação de seus clientes, desenvolvendo uma liderança firme e comprometida com a elaboração de processos que se baseiam em melhoria contínua e controle da qualidade, permitindo a estes profissionais maior capacidade de tomada de decisões, amenização dos riscos e melhor aproveitamento das oportunidades que possam surgir ao longo do desenvolvimento do projeto.

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