EXAME CITOPATOLÓGICO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO: AUTONOMIA PROFISSIONAL AO ENFERMEIRO

Autores

  • Jocinéia Câmara de Oliveira Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA
  • Jessica de Sousa Vale Enfermeira, Profa. Ma. do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA (Orientadora)
  • Elis Milena Ferreira do Carmo Ramos Enfermeira, Profa. Esp. do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA (Orientadora)
  • Eliel Fábio da Silva Paixão Enfermeiro, Prof. Esp. do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA (Orientador)
  • Fabíola de Souza Ronconi Enfermeira, Profa. Esp. do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA (Orientadora)

Palavras-chave:

Câncer de Colo Uterino, Prevenção, Enfermagem

Resumo

O câncer de colo uterino (CCU) é o quarto tipo de câncer mais recorrente entre a população feminina, com aproximadamente 530 mil novos casos por ano, sendo responsável por 265 mil óbitos anuais (1). A região norte se destaca dentre as outras regiões pela sua alta taxa de mortalidade com 23,97 casos por 100.000 mulheres, sendo a única com uma tendência temporal de crescimento (2). A maioria dos CCU tem origem nas células escamosas, já outros nas glandulares, onde os vírus começam nas glândulas que produzem muco, quando não percebidos e tratados, se espalham até os linfonodos pélvicos regionais (3). Inicialmente pode ser assintomático, apresentando apenas uma fina secreção vaginal liquida após o ato sexual ou ducha, passando despercebido pela mulher (4). Este trabalho busca mostrar a importância da realização do exame citopatológico na prevenção do CCU evidenciando a autonomia do profissional enfermeiro, um procedimento simples, rápido e disponível pelo SUS, o que permite que todas as mulheres tenham acesso independente de classe social, permitindo assim a redução dos casos de mortalidade e evolução da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-26

Como Citar

Oliveira, J. C. de ., Vale, J. de S. ., Ramos, E. M. F. do C. ., Paixão, E. F. da S. ., & Ronconi, F. de S. . (2020). EXAME CITOPATOLÓGICO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO: AUTONOMIA PROFISSIONAL AO ENFERMEIRO. Revista Científica Da Faculdade De Educação E Meio Ambiente, 10(edespenf), 44–48. Recuperado de https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/1119

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.