OS ANSEIOS E AS PROBLEMÁTICAS VIVENCIADAS PELOS PRIMEIROS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA, TRAUMATOLOGIA, REUMATOLOGIA E DESPORTIVA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE - FAEMA

Autores

  • Dário Messias de Souza Faculdade de Educação e Meio Ambiente
  • Márcia Takahachi Faculdade de Educação e Meio Ambiente
  • Miguel Fernandes de Abreu Faculdade de Educação e Meio Ambiente
  • Diego Santos Fagundes Faculdade de Educação e Meio Ambiente

DOI:

https://doi.org/10.31072/rcf.v3i1.114

Palavras-chave:

Estágio Curricular de Fisioterapia, Instituições de Saúde, Técnicas Fisioterápicas.

Resumo

RESUMO O objetivo deste estudo foi relatar aos futuros estagiários e/ou estagiários um pouco dos anseios, curiosidades, dificuldades, aprendizados, complexidade e conclusões dos primeiros acadêmicos ante ao Estágio Curricular em Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia e Desportiva realizados em duas instituições público-municipais do Município de Ariquemes/RO. A expectativa desde o ingresso na faculdade concentrava-se em como seria e aconteceria o estágio curricular. Cada estagiário de forma individual teria que aplicar seus conhecimentos, consciente de que seu paciente dependeria de sua atuação para obter a reabilitação física podendo retornar as atividades de vida diária. Os estagiários eram estimulados e instigados na busca incessante de conhecimentos através da literatura científica, sendo realizados roudes clínicos semanalmente em dias pré-estabelecidos, com o intuito de aprimorar os tratamentos fisioterapêuticos. Conclui-se que diante das situações adversas foram encontrados soluções para as problemáticas satisfazendo estagiários e pacientes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dário Messias de Souza, Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Fisioterapeuta

Márcia Takahachi, Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Fisioterapeuta

Miguel Fernandes de Abreu, Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Fisioterapeuta

Diego Santos Fagundes, Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Diego Santos Fagundes possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil (2002), especialização em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (2003), certificado de Docência pela Universidad de Zaragoza Espanha (2005), Diploma de Estudos Avançados (D.E.A) em Fisiologia pela Universidad de Zaragoza Espanha (2006), MBA em Administração com ênfase em Gestão pela Fundação Getulio Vargas (2009) e doutorado em Farmacologia pela Universidad de Zaragoza Espanha/ Revalidado e Reconhecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) PPG em Farmacologia (capes 6) (2010)( Processo nº 23080.028728/209-03 Registro 0175 livro nº rev/g-1 folhas-45 parecer 05/CPB/2010) . Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, membro do Grupo Español de Motilidad Digestiva. Tem experiência na área de farmacologia, fisiologia e neurociências, com ênfase em neurogastroenterologia e neurociência aplicada aos sistemas (reabilitação), atuando principalmente nos seguintes temas: óxido nítrico, sepse, canais iônicos, estress oxidativo, e antioxidantes envolvendo o controle da motilidade digestiva, assim como em fisioterapia em neurologia. Tem interesse no tema Educação do Adulto, Novas Tecnologias e Problem Based Learning.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

de Souza, D. M., Takahachi, M., de Abreu, M. F., & Fagundes, D. S. (2012). OS ANSEIOS E AS PROBLEMÁTICAS VIVENCIADAS PELOS PRIMEIROS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA, TRAUMATOLOGIA, REUMATOLOGIA E DESPORTIVA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE - FAEMA. Revista Científica Da Faculdade De Educação E Meio Ambiente, 3(1), 94–100. https://doi.org/10.31072/rcf.v3i1.114

Edição

Seção

Comunicações Breves