OS EFEITOS DA MASSOTERAPIA SOBRE O ESTRESSE FÍSICO E PSICOLÓGICO

Autores

  • Miguel Fernandes de Abreu Faculdade de Educação e Meio Ambiente
  • Telma Ferreira de Souza Faculdade de Educação e Meio Ambiente
  • Diego Santos Fagundes Faculdade de Educação e Meio Ambiente

DOI:

https://doi.org/10.31072/rcf.v3i1.119

Palavras-chave:

Massoterapia, Terapias Manuais, Estresse.

Resumo

A massoterapia é um dos recursos humanos utilizados para obter efeitos terapêuticos desde os primórdios da humanidade e nos dias atuais reconhecida entre os profissionais da Saúde como um excelente recurso eficaz no tratamento do estresse. Os benefícios da massoterapia vão além do relaxamento influenciando sobre o organismo em âmbito mecânico, neural, fisiológico e químico. A massagem bem aplicada de forma adequada, rítmica e com a pressão sobre a derme consonante com a resposta fisiológica do organismo, proporciona resultados satisfatórios. O objetivo de esclarecer os efeitos fisiológicos da massoterapia sobre organismo e o mecanismo da ação sobre o estresse. Conclui-se que a massoterapia exerce efeitos benéficos no organismo e ajuda no combate do estresse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Fernandes de Abreu, Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Fisioterapeuta

Telma Ferreira de Souza, Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Fisioterapeuta

Diego Santos Fagundes, Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Diego Santos Fagundes possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil (2002), especialização em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (2003), certificado de Docência pela Universidad de Zaragoza Espanha (2005), Diploma de Estudos Avançados (D.E.A) em Fisiologia pela Universidad de Zaragoza Espanha (2006), MBA em Administração com ênfase em Gestão pela Fundação Getulio Vargas (2009) e doutorado em Farmacologia pela Universidad de Zaragoza Espanha/ Revalidado e Reconhecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) PPG em Farmacologia (capes 6) (2010)( Processo nº 23080.028728/209-03 Registro 0175 livro nº rev/g-1 folhas-45 parecer 05/CPB/2010) . Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, membro do Grupo Español de Motilidad Digestiva. Tem experiência na área de farmacologia, fisiologia e neurociências, com ênfase em neurogastroenterologia e neurociência aplicada aos sistemas (reabilitação), atuando principalmente nos seguintes temas: óxido nítrico, sepse, canais iônicos, estress oxidativo, e antioxidantes envolvendo o controle da motilidade digestiva, assim como em fisioterapia em neurologia. Tem interesse no tema Educação do Adulto, Novas Tecnologias e Problem Based Learning.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

de Abreu, M. F., de Souza, T. F., & Fagundes, D. S. (2012). OS EFEITOS DA MASSOTERAPIA SOBRE O ESTRESSE FÍSICO E PSICOLÓGICO. Revista Científica Da Faculdade De Educação E Meio Ambiente, 3(1), 101–105. https://doi.org/10.31072/rcf.v3i1.119

Edição

Seção

Comunicações Breves