HABILIDADES SOCIOEDUCATIVAS: UM GUIA PARA PAIS, ESTUDANTES, ACADÊMICOS E/OU PROFISSIONAIS

Conteúdo do artigo principal

Erica Fernandes da Silva

Resumo

As Habilidades sociais são compreendidas como uma totalidade de comportamentos emitidos diante das exigências de alguma ocasião, de modo a fazer com que os ganhos se sobrepujam as perdas no que tange às interações sociais. Sendo assim, o principal foco é treinar e capacitar cada pessoa e mostrar como um conjunto de técnicas de avaliação e intervenção podem fazer a diferença para o convívio da sociedade (1). A interação social deve ocorrer desde a infância, para que o indivíduo aprenda a ter domínio das habilidades sociais e possa alcançar uma qualidade de vida em diferentes aspectos e ambientes dos quais fizer parte (2). A competência social e as habilidades sociais variam de indivíduo para indivíduo, e podem variar, em um mesmo indivíduo, em função de fatores tais como: idade, contexto social, papéis desempenhados em um dado contexto e dentre outros. Assim, o treino das habilidades sociais dentro do set terapêutico poderá auxiliar o indivíduo a melhorar sua capacidade de interação social, o que trará resultados positivos que serão facilmente percebidos dentro do ambiente escolar, familiar e social do indivíduo (2). O objetivo deste trabalho é promover o reconhecimento das habilidades sociais no dia a dia, tendo clareza de como agir e ou reagir frente as emoções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo