REVENDO A ANEMIA FALCIFORME: SINTOMAS, TRATAMENTOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Viviane Marques
  • Rosani Aperecida Alves Ribeiro de Souza
  • Leandro José Ramos
  • Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
  • Renato André Zan

DOI:

https://doi.org/10.31072/rcf.v3i1.124

Palavras-chave:

Anemia falciforme, Hemoglobinopatias, Aconselhamento genético e Possibilidades.

Resumo

A anemia falciforme é uma enfermidade hereditária resultante de uma mutação no gene da B-globina que leva à substituição de ácido glutâmico por valina na posição 6 da cadeia da hemoglobina, originando a hemoglobina S. Além da hemólise, a vasooclusão é o achado central da doença e responsável pelas crises dolorosas. O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, do tipo exploratório, descritivo transversal, sendo discutido e fundamentado à luz do referencial teórico pertinente. Foram utilizadas 52 bibliografias, destas 36 (69,22%) são artigos, 03 (5,77%) livros, 02 (3,85%) dissertações de mestrado, 03 (5,77%) monografias, 02 (3,85%) teses de doutorado, 03 (5,77%) manuais da área da saúde e 03 (5,77%) sites, onde foram utilizados as figuras. Cem anos se passaram desde o primeiro diagnóstico da anemia falciforme e ainda hoje a mesma apresenta uma terapêutica limitada, baseando-se principalmente na profilaxia e no tratamento individualizado, onde as decisões devem ser compartilhadas com os pacientes e familiares quanto à preferência por determinada terapia, podendo fazer pouco para a cura efetiva dos pacientes. É importante ressaltar que as pesquisas têm um valor elevado, e se tratando de uma doença que acomete em sua grande maioria pessoas de baixa renda e de origem afro descendente, observa-se que as empresas investem pouco em busca de novas tecnológicas para a cura da mesma, podendo ser classifica como uma doença negligenciada, visto que outras enfermidades que tem uma menor prevalência recebem uma maior atenção das autoridades e investidores, principalmente empresas farmacêuticas que visam em sua grande maioria apenas o lucro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)

Graduação em Biologia com ênfase em ecologia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Mestrado em andamento em Genética e Toxicologia Aplicada.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Marques, V., Souza, R. A. A. R. de, Ramos, L. J., Meneguetti, D. U. de O., & Zan, R. A. (2012). REVENDO A ANEMIA FALCIFORME: SINTOMAS, TRATAMENTOS E PERSPECTIVAS. Revista Científica Da Faculdade De Educação E Meio Ambiente, 3(1), 39–61. https://doi.org/10.31072/rcf.v3i1.124

Edição

Seção

Artigos (Ciências da Saúde)