DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DE ORIENTAÇÃO À CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES E SUA APLICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA ATRAVÉS DO AMBIENTE VIRTUAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Conteúdo do artigo principal

Weslei Gonçalves Borges
Rodrigo Plotze

Resumo

Utilizando material didático instrucional e o ambiente virtual de aprendizagem é possível realizar a capacitação docente e formação continuada de docentes através de um ensino digital em uma instituição de ensino superior. Este estudo baseia-se na utilização da abordagem do Design Instrucional, aplicada em um ambiente virtual de aprendizagem Moodle. O objetivo foi desenvolver materiais instrucionais utilizando a plataforma do ambiente virtual como intermediário pedagógico para a capacitação institucional e formação continuada de professores em uma instituição de ensino superior. Verificou-se a possibilidade de contribuir para a capacitação institucional e formação continuada de professores por meio da elaboração de materiais instrucionais em ambiente virtual de aprendizagem. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo, e seu método é quali-quantitativo. Os dados foram coletados por meio de relatórios disponibilizados pelo ambiente virtual de uma instituição de ensino superior. Após a realização da pesquisa, pode-se verificar que os ambientes virtuais de aprendizagem podem auxiliar os professores na capacitação institucional e formação continuada ao auxiliá-los criando um acervo que pode ser acessado a qualquer momento, de forma que seja possível relembrar o conteúdo administrado na capacitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo