OCORRÊNCIA DE PROTOZOÁRIOS MORFOLOGICAMENTE SEMELHANTE A Phytomonas staheli EM REDUVIIDAE E POTENCIAL DO Arilus sp COMO CONTROLADOR BIOLÓGICO.

Conteúdo do artigo principal

Resumo

Os protozoários denominados fitomonas são prejudiciais as diversas culturas como: coqueiros, dendezeiros, pupunha, açaí e outras espécies de palmáceas. Este mal é causado pelo protozoário Phytomonas staheli. Os percevejos do gênero Lincus da família Pentatomidae são os vetores, porém muitas vezes é difícil encontrá-los em plantas atacadas. Nas regiões de condições cacaueiras é transmitido por um percevejo de nome cientifico Lincus lobuliger. Este percevejo vive sobre o solo da floresta geralmente em grupos a procura de plantas para se alimentar, porém, a ciência ainda desconhece onde os percevejos contaminam-se com os protozoários e depois transmitirem as palmeiras. Os percevejos do gênero Arilus são predadores de diversas pragas agrícolas, o presente trabalho testou a potencialidade deste percevejo como controlador biológico do P. staheli em seu ambiente natural. Foram coletados mensalmente 10 Arilus sp de maio a setembro de 2007, totalizando 50 espécimes, estes capturados com busca ativa em Sistema Agroflorestal (SAF), que localiza-se a uma latitude 10º43'087" sul e a uma longitude 62º13'314" oesteda, que pertence a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) no município de Ouro Preto do Oeste–RO. Os Arilus sp foram coletados e encaminhados em caixa térmica, com temperatura ambiente para o laboratório de microscopia do Centro Universitário Luterano de Ji-paraná – (CEULJI/ULBRA).  Foram preparados esfregaços em lâminas do tubo digestivo dos Arilus sp, para averiguar a presença de P. staheli resultante da alimentação dos mesmos com L. lobuliger contaminados, os esfregaços foram fixados em metanol, corados com Giemsa e observados em microscopia óptica com objetiva de 40x, para se verificar a positividade quanto à presença de protozoários. Dos 50 Arilus sp analisados, ouve um índice de 64% de contaminação, ocorrendo positividade em todas as coletas. Não foi encontrados registros de estudos evidenciando a incidência destes protozoários em insetos predadores, sendo este um experimento piloto. Constatou-se que pode ser feito o controle biológico do P.staheli com a introdução dos Arilus sp, pois no ambiente natural esses predadores estão fazendo um controle biológico dos percevejos do gênero Lincus da família Pentatomidae que são vetores do protozoário P.staheli.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)

Graduação em Biologia com ênfase em ecologia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Mestrado em andamento em Genética e Toxicologia Aplicada.

, CEPLAC

Agrônomo, Doutor em Entomologia, pesquisador responsável pelo Departamento de Entomologia. Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira. Ouro Preto do Oeste Rondônia