HERMENÊUTICA DO CONSTRUTIVISMO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.31072/rcf.v4i1.147Palavras-chave:
Jean Piaget, Construtivismo, Emília Ferreiro, EducaçãoResumo
A hermenêutica no construtivismo, através da teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget, busca conhecer, entender a aplicar este processo na sala de aula para a plena formação do docente. Popularizada como cognitivista e que teve como sua precursora na América Latina a pesquisadora Emilia Ferreiro, que através dos seus estudos em Psicogênese da Língua Escrita – construtivismo – teve grande aceitação e expansão dela, não só no nível de alfabetização, mas também, em todos os níveis de ensino da Educação Básica, além de se tornar uma referência em como ministrar os conteúdos curriculares de formar a conhecer, respeitar e edificar o saber junto com o educando, cabendo ao professor(a), através de seu domínio desta metodologia planejar e ministrar suas aulas no universo da sala, para formar um ser humano que atenda as reais necessidades da sociedade contemporânea.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-21
Como Citar
Beltrão de Lucena Córdula, E. (2013). HERMENÊUTICA DO CONSTRUTIVISMO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Científica Da Faculdade De Educação E Meio Ambiente, 4(1), 81–88. https://doi.org/10.31072/rcf.v4i1.147
Edição
Seção
Artigos (Ciências da Educação)
Licença
Atribuição CC BY: Este é um artigo de acesso aberto e distribuído sob os Termos da Creative Commons Attribution License. A licença permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestrita, em qualquer meio, desde que creditado as fontes originais.