TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLA: RECURSOS DIDÁTICOS E PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Tecnologia Assistiva (TA) refere-se a produtos, dispositivos, metodologias, estratégias, práticas, entre outros, para promover a inclusão social de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Sua incorporação às instituições de ensino contribui para mitigar as dificuldades do processo de ensino-aprendizagem e socialização, tanto para alunos neurotípicos quanto para alunos que necessitam de atendimento especializado. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo compreender o entendimento dos profissionais da educação básica acerca da importância da TA no contexto escolar e constatar quais são os recursos utilizados pelas instituições de ensino. O levantamento das percepções foi realizado por meio de um questionário aplicado com profissionais de instituições de ensino da educação básica brasileira. As respostas obtidas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, verificou-se que a compreensão acerca de TA e de sua importância, se encontra limitada e que os conceitos de TA, tecnologias digitais e recursos pedagógicos são facilmente confundidos. Em relação aos recursos utilizados, foram citados a inclusão de tecnologias digitais, recursos voltados à acessibilidade arquitetônica e materiais didáticos como EVA, material autocolante, jogos educativos, entre outros. Porém, conforme os respondentes, as instituições não dispõem de muitos recursos. Portanto, compreende-se que a TA deve ser melhor disseminada na escola, seus conceitos, recursos e aplicações, para que os profissionais disponham de conhecimento e recursos para atender os alunos, auxiliando no seu desenvolvimento e promovendo a efetiva inclusão escolar.

