GINÁSTICA LABORAL: MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR

Autores

  • Adriane Corrêa da Silva UFAC

DOI:

https://doi.org/10.31072/rcf.v4i1.162

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, Ginástica Laboral, Qualidade de Vida e DORT

Resumo

Estudo abordou a pratica de Ginástica Laboral em uma empresa de Telecomunicação de Porto Velho / RO, e tem como objetivo diagnosticar os benefícios da Ginástica Laboral em trabalhadores da área de telecomunicação. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, realizado com uma amostra intencional não-probabilística de 29 adultos praticantes de ginástica laboral. O instrumento utilizado para avaliar os objetivos propostos foi um questionário do autor João Ricardo Gabriel de Oliveira, composto por 03 questões sendo de âmbito aberto, fechado e de múltiplas escolhas pertinentes ao assunto. A ferramenta estatística utilizada foi o recurso Microsoft Office Excel 2007. O tratamento de dados empregado utilizou-se de cálculos em termos percentuais do índice de frequência das respostas. Os resultados os funcionários obtiveram ganho em assiduidade, conforme a pesquisa 52% dos trabalhadores praticam Ginástica Laboral 1 ou 2 vezes por semana e que 24% dos trabalhadores que praticam Ginástica Laboral sentem melhora de seu bem estar, 23% sentem alívio das dores corporais, 23% sentem que melhoraram seu relacionamento com os colegas de trabalho, 23% sentem-se mais dispostos para desenvolver suas atividades de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Corrêa da Silva, UFAC

Formação: Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2000), Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e Mestrado em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2005). Experiência: Coordenação de Curso de Educação Física, Comissão Própria de Avaliação e Gestão educacional. Temáticas de atuação: Corpo, Cultura e Sociedade, Ginástica Rítmica, Políticas Públicas de Esporte e Lazer, Formação de Professores em Educação Física e Saúde.

Downloads

Publicado

2013-07-21

Como Citar

Corrêa da Silva, A. (2013). GINÁSTICA LABORAL: MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR. Revista Científica Da Faculdade De Educação E Meio Ambiente, 4(1), 41–61. https://doi.org/10.31072/rcf.v4i1.162

Edição

Seção

Artigos (Ciências da Saúde)