MONITORAMENTO DO CICLO REPRODUTIVO DO PSEUDOPLATYSTOMA BLEEKER, 1962 (SILURIFORMES, PIMELODIDAE) NA REGIÃO DO PRAEIRINHO, ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ, MATO GROSSO

Autores

  • Thaís dos Santos Centro Universitário de Várzea Grande
  • Márcia Teixeira de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Departamento de Botânica e Ecologia.

DOI:

https://doi.org/10.31072/rcf.v4i2.170

Palavras-chave:

Pseudoplatystoma, Ciclo reprodutivo, Maturação, Gônadas.

Resumo

No presente trabalho foi analisado o ciclo reprodutivo de duas espécies de interesse comercial, Pseudoplatystoma fasciatum (Cachara) e Pseudoplatystoma corruscans (Pintado) no período de abril de 2007 a Março de 2008, na região do Praeirinho, zona urbana do município de Cuiabá, MT. Este trabalho teve como objetivo analisar a estrutura populacional e reprodutiva do Pseudoplatystoma. Essas duas espécies apresentam características migratórias no período de reprodução. Seu período reprodutivo é relativamente curto, compreendendo os meses de chuva. Ao todo foram coletados 281 exemplares entre as duas espécies, com um maior número de captura de Pseudoplatystoma corruscans, os indivíduos foram coletados pelos pescadores da feira do Praeirinho na zona urbana de Cuiabá. Realizou-se o acompanhamento dos estágios de maturação das gônadas dos indivíduos de ambas as espécies, para isso foram analisadas as gônadas de 53 fêmeas e 52 machos de Pseudoplatystoma fasciatum, e 94 fêmeas e 82 machos de Pseudoplatystoma corruscans. Foram adotadas as análises de cinco estágios de maturação que são: Imaturo, Repouso, em Maturação, Maduro e Esgotado. Foram analisadas também a proporção sexual em relação aos meses de estudo, e por classe de Comprimento padrão (CP), e a relação peso total- comprimento padrão. Através dos resultados obtidos neste estudo foi possível observar que o período reprodutivo de ambas as espécies coletadas no Praeirinho é de setembro a fevereiro, coincidindo com o aumento da precipitação pluviométrica, sendo que em dezembro e janeiro sua atividade reprodutiva é mais intensa. Palavra Chave: Pseudoplatystoma, Ciclo reprodutivo, Maturação, Gônadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís dos Santos, Centro Universitário de Várzea Grande

Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, concluídos no ano de 2009 no Centro Universitário de Várzea Grande.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-07-14

Como Citar

Santos, T. dos, & Teixeira de Oliveira, M. (2015). MONITORAMENTO DO CICLO REPRODUTIVO DO PSEUDOPLATYSTOMA BLEEKER, 1962 (SILURIFORMES, PIMELODIDAE) NA REGIÃO DO PRAEIRINHO, ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ, MATO GROSSO. Revista Científica Da Faculdade De Educação E Meio Ambiente, 4(2), 107–127. https://doi.org/10.31072/rcf.v4i2.170

Edição

Seção

Artigos (Ciências Ambientais)