ANÁLISE FUNCIONAL EM UM ESTUDO DE CASO DE TRANSTORNO DESAFIADOR DE OPOSIÇÃO E TRANSTORNO DE CONDUTA

Autores

  • Letícia Rani Pimenta Almeida FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE (FAEMA)
  • Leopoldina Veiga Guimarães Ferreira Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
  • Pâmela Fernanda Zamarchi Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
  • Débora Ramos de Morais Alves Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
  • Rodrigo Nunes Xavier Universidade de São Paulo (USP)
  • Esther Paulla Pessoa Boni Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)

DOI:

https://doi.org/10.31072/rcf.v5i2.223

Palavras-chave:

Transtorno Desafiador e Opositivo, Transtorno de Conduta, Análise Funcional.

Resumo

Os comportamentos antissociais apresentados por crianças são responsáveis por grande parte das indicações a serviços de psiquiatria infantil. Diante de tudo isso, a quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) propõe categorias diagnósticas que representem essa problemática, que são: o transtorno desafiador opositivo (TDO) e o transtorno de conduta (TC). Diversos autores em psicologia afirmam que um ambiente desestruturado e práticas parentais falhas são críticos para essa problemática. A análise funcional, ferramenta comportamental para se avaliar a relação do comportamento com variáveis ambientais, poderia ser útil para a avaliação dos efeitos de ambientes parentais desestruturados sobre os comportamentos disruptivos. Porém, constatou-se por meio de buscas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a escassez de trabalhos brasileiros com este objetivo. Dessa forma, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma avaliação funcional em um estudo de caso. Foram utilizados o documentário “A Ira de Um Anjo” que conta a história de Beth, uma menina vítima de abusos e um modelo para o desenvolvimento de análises funcionais clínicas. O documentário foi assistido e transcrito, de forma que foram identificados os comportamentos apresentados por Beth relacionados aos critérios do DSM para o TDO e o TC. Foram hipotetizadas funções para os comportamentos, como o reforçamento positivo, a generalização de estímulos e o contracontrole. Conclui-se dessa forma que este caso contribui para as especulações teóricas de que crescer em um ambiente desestruturado se mostra determinante para os problemas de conduta, explicitando dessa forma a relevância da avaliação funcional no processo de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Rani Pimenta Almeida, FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE (FAEMA)

O presente artigo está situado na área da Psicologia, tendo como base os conceitos da Análise do Comportamento, apresentando como objetivo a realização de uma análise funcional em um estudo de caso relacionado à transtornos de comportamentos disruptivos.

Downloads

Publicado

2014-12-16

Como Citar

Pimenta Almeida, L. R., Guimarães Ferreira, L. V., Zamarchi, P. F., de Morais Alves, D. R., Xavier, R. N., & Pessoa Boni, E. P. (2014). ANÁLISE FUNCIONAL EM UM ESTUDO DE CASO DE TRANSTORNO DESAFIADOR DE OPOSIÇÃO E TRANSTORNO DE CONDUTA. Revista Científica Da Faculdade De Educação E Meio Ambiente, 5(2), 15–35. https://doi.org/10.31072/rcf.v5i2.223

Edição

Seção

Artigos (Ciências Sociais e Humanas)