EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdo do artigo principal

Mario Mecenas Pagani
Fabrício Costa Camargo
Nivaldo José dos Santos Filho
Fábio Mendes Ponciano
Renato Nogueira Perez Ávila

Resumo

Este estudo caracteriza-se como um relato da prática do Estágio Supervisionado, realizado no primeiro ciclo do ensino fundamental, o qual foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2013. A atividade foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental do município de Ariquemes no estado de Rondônia, com crianças do segundo ano, totalizando aproximadamente 105 alunos. Após a vivência do Estágio, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para comparar a experiência vivenciada com a legislação vigente. O estudo teve como objetivos descrever a Educação Física escolar no primeiro ciclo do ensino fundamental, bem como apresentar os conteúdos trabalhados na Educação Física no primeiro ciclo de ensino. Foi possível observar que as atividades propostas pelo professor responsável pela disciplina de Educação Física contemplavam um grande numero de conteúdos estipulados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), respeitando as brincadeiras, jogos e atividades presentes na cultura regional. A faixa etária dos alunos também foi levada em consideração para o desenvolvimento das aulas. Apesar do pouco material que foi oferecido pela escola o professor trabalhou com muita criatividade, suprindo desta forma a falta dos materiais. O Estágio Supervisionado representa uma etapa fundamental para colocar em prática todo o embasamento teórico adquirido durante a formação acadêmica.

        

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Mario Mecenas Pagani, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)


         

Fabrício Costa Camargo, SEDUC/RO


       

Nivaldo José dos Santos Filho


      

Fábio Mendes Ponciano


     

Renato Nogueira Perez Ávila