A BULA DE MEDICAMENTOS: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DAS BULAS

Conteúdo do artigo principal

Gustavo Cirqueira Rigotto
Regiane Rossi Oliveira
André Tomaz Terra Júnior
Jhonattas Munis de Souza

Resumo

A bula de medicamentos é um pequeno pedaço de papel que apresenta em seu conteúdo muita informação ao paciente, a pessoas leigas e profissionais da saúde. A leitura da bula deve ser considerada como auxílio para o entendimento dos medicamentos a serem ingeridos , ou seja, do medicamento prescrito pelo médico. A falta ou a má leitura da bula pode dificultar o entendimento do processo que acontece durante o uso do medicamento ou até mesmo depois; por isso, os objetivos desse trabalho visa expandir o conceito de bula de medicamentos e descrever sobre a importância em fazer uma boa leitura para conseguir interpretar os seus dados. O estudo é uma revisão bibliográfica de materiais existentes sobre o tema em questão e tem o propósito de estender sobre o conhecimento científico já produzido sobre a bula de medicamentos, sua finalidade e a importância da leitura seja pelo próprio paciente ou por um farmacêutico. Contudo, considera-se ao fim deste estudo que diante de tantas reclamações sobre a bula de medicamentos no decorrer de vários anos e o fato da dificuldade que os pacientes encontram para fazer a leitura da bula e entender o que está escrito, levou a algumas mudanças e novas regras a serem definidas pela Agência Nacional de Vigilância (ANVISA). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Gustavo Cirqueira Rigotto, FAEMA

Discente do Curso de Graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO. [email protected]

Regiane Rossi Oliveira, FAEMA

Graduada em Farmácia pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Especialista em Farmácia Clínica; Coordenadora e docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO. [email protected].

André Tomaz Terra Júnior, FAEMA

Graduado em Farmácia Industrial pela Universidade de Alfenas MG - Mestre em Oncologia Clínica pela USP- Ribeirão preto. Docente do Curso de Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA).

Jhonattas Munis de Souza, FAEMA

Engenheiro Químico pela Universidade Caxias dos Sul -UCS, mestre em Engenharia de Processos e Tecnologia pela UCS, docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.