FLUXO DE CAIXA E SUA UTILIZAÇÃO PARA AUXÍLIO NA GESTÃO FINANCEIRA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Daniel Pignaton Morellato Faculdades Associadas de Ariquemes, Experience Consulting
  • Edson Roberto do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.31072/rcf.v7i1.376

Palavras-chave:

Fluxo de Caixa, Administração Financeira, Micro e Pequenas Empresas

Resumo

O Brasil atravessa um momento econômico sensível, por isso o desafio é manter empreendimentos saudáveis no mercado. Para as MPE’s brasileiras, estudos apontam que o desafio centra-se nas fragilidades de ter gestores com pouco ou nenhum conhecimento, por isso tem maior índice de mortalidade. Assim, aponta-se o Fluxo de Caixa como importante instrumento de acompanhamento da gestão nas microempresas e que, quando aplicado, pode reduzir os índices de mortalidade das MPE’s. O objetivo geral deste trabalho é discorrer sobre o Fluxo de Caixa como uma ferramenta administrativa, onde se apresenta um modelo prático e funcional para as MPE’s. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, por meio de revisão sistematizada da literatura, sobre a utilização e os benefícios da implantação do Fluxo de Caixa como ferramenta no auxilio administrativo para as MPE’s. Portanto, observou-se que existe a necessidade da aplicação do Fluxo de Caixa para o controle financeiro das MPE’s.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Pignaton Morellato, Faculdades Associadas de Ariquemes, Experience Consulting

Administrador formado pelas Faculdades Associadas de Ariquemes - FAAr no ano de 2015, pós graduando em MBA focado em Gestão Empresarial pela Experience Consulting, Empresário do ramo de construção civil.

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Pignaton Morellato, D., & do Nascimento, E. R. (2016). FLUXO DE CAIXA E SUA UTILIZAÇÃO PARA AUXÍLIO NA GESTÃO FINANCEIRA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Revista Científica Da Faculdade De Educação E Meio Ambiente, 7(1), 201–217. https://doi.org/10.31072/rcf.v7i1.376

Edição

Seção

Artigos (Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo)