PRINCIPAIS DISTÚRBIOS TRAUMATO-ORTOPÉDICOS ATENDIDOS EM CLÍNICAS-ESCOLA DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Alexandre Fernandes Nogueira União Educacional do Norte - UNINORTE
  • Bruno Henrique da Costa
  • Eder Ferreira de Arruda
  • Maithê Blaya Leite
  • Cristiane Santos de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.31072/rcf.v7i2.395

Palavras-chave:

Clínica-escola, Traumatologia, Ortopedia.

Resumo

Introdução: As alterações musculoesqueléticas são um importante problema de saúde e necessitam ser tratadas, dentre os diversos locais públicos e privados que disponibilizam tratamento adequado, destacam-se as clínicas-escola de fisioterapia. Objetivo: Descrever através dos atuais estudos a prevalência dos principais distúrbios traumato-ortopédicos em pacientes atendidos em clínicas-escola de fisioterapia do país. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura onde foram realizadas buscas nas plataformas de pesquisa SciELO, Periódicos CAPES e Google acadêmico. Para realização das buscas, foram utilizados os seguintes descritores: perfil epidemiológico, perfil de atendimentos, clínica-escola, traumatologia e Ortopedia, depois de aplicados os critérios de exclusão, a pesquisa limitou-se a 07 artigos. Resultados: Todas as pesquisas analisadas são do tipo transversal, tiveram como forma de coleta de dados a análise de prontuários, o período de investigação das pesquisas variou de 1 a 7 anos, as áreas do país mais estudadas foram a região sul e nordeste, os distúrbios traumato-ortopédicos mais prevalentes foram: artrose, fraturas e lombalgia sendo a dor a principal queixa relatada. Considerações finais: As clínicas-escola de fisioterapia do país realizam um relevante trabalho na reabilitação de diversos distúrbios traumato-ortopédicos, configurando-se como espaços de ensino-aprendizagem e pesquisa.

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Publicado

2016-12-12

Como Citar

Fernandes Nogueira, A., da Costa, B. H., de Arruda, E. F., Leite, M. B., & de Sousa, C. S. (2016). PRINCIPAIS DISTÚRBIOS TRAUMATO-ORTOPÉDICOS ATENDIDOS EM CLÍNICAS-ESCOLA DE FISIOTERAPIA. Revista Científica Da Faculdade De Educação E Meio Ambiente, 7(2), 33–44. https://doi.org/10.31072/rcf.v7i2.395

Edição

Seção

Artigos (Ciências da Saúde)