INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM ENFERMAGEM: INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DO SABER

Conteúdo do artigo principal

Helena Meika Uesugui
Rosieli Alves Chiaratto
Diego Santos Fagundes
Aline Cristina Zorzi
Gustavo Barbosa Framil
Jemerson Mendes Souza

Resumo

Estudo exploratório e descritivo com objetivo de realizar recadastramento de idosos do Centro de Internação Domiciliar (CID) de Ariquemes/Rondônia, através da inserção de acadêmicos de enfermagem em programa de iniciação científica. Realizado no período de agosto de 2009 a fevereiro de 2010. A etapa inicial consistiu em verificar dados dos idosos a partir dos cadastros constantes no CID. Posteriormente, foi realizado visita domiciliar para conferência e atualização dos mesmos. Inicialmente, os resultados revelaram que os idosos representam 59,2% do total de usuários do CID. Dos 367 idosos cadastrados, 102 não foram localizados, 67 haviam falecido, 42 mudaram de domicílio, 38 foram referenciados para Estratégia de Saúde da Família (ESF) e 118 permanecem em atendimento, sugerindo dificuldades em manutenção de atualização dos dados. Destaca-se a importância de parcerias entre instituições, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados e aprimoramento da formação acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Helena Meika Uesugui, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)

  • Graduação em Enfermagem, Mestre em doenças tropicais, Doutoranda em Ciências da Saúde.

Rosieli Alves Chiaratto, Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA

Docente e Coordenadora do Serviço Didático Pedagógico de Apoio - SEDA da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA

Diego Santos Fagundes, Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA

Docente e Coordenador de Pesquisa da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA

Aline Cristina Zorzi, Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA Vinculada ao Programa de Iniciação Científica da FAEMA

Gustavo Barbosa Framil, Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA

Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA Vinculada ao Programa de Iniciação Científica da FAEMA

Jemerson Mendes Souza, Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA

Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA Vinculada ao Programa de Iniciação Científica da FAEMA