ULTRA-SOM PULSÁTIL E ONDAS DE CHOQUE EXTRA CORPOREO NO TRATAMENTO DA EXOSTOSE CALCANEAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Flaviany Alves Braga FAEMA
  • Miguel Fernandes Abreu FAEMA

DOI:

https://doi.org/10.31072/rcf.v2i2.44

Palavras-chave:

Exostose Calcanear, Fasciíte Plantar, Ultra Som Pulsátil, Ondas de Choque Extracorpóreo.

Resumo

A Exostose Calcanear é caracterizada por excrescências ósseas no calcanhar que podem ser conseqüência de uma tensão excessiva do osso do calcanhar por parte dos tendões ou da fáscia, vem afligindo o ser humano há muito tempo e, até hoje não existe um tratamento que traga soluções definitivas para essa patologia. A Exostose Calcanear pode levar a uma Fascíte Plantar, provocando inflamação extremamente dolorosa em muitos casos acompanhada de uma marcha claudicante. Tem-se como objetivo deste trabalho diferenciar essas patologias, que possuem sintomatologias semelhantes e descrever os principais tratamentos discutindo de forma comparativa o uso do Ultra-Som Pulsátil e das Ondas de Choque Extracorpóreos, apresentando as indicações, contra indicações, os efeitos e os resultados dos tratamentos. Verificou-se que em alguns casos possa se utilizar mais de uma dessas técnicas e ou até associá-las a outros recursos, porém o resultado é questionável e de pouca aceitabilidade pelo meio científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviany Alves Braga, FAEMA

Fisioterapeuta, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília – UnB; docente do Curso de Fisioterapia na Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA em Ariquemes - RO.

Miguel Fernandes Abreu, FAEMA

Acadêmico do curso de Fisioterapia na Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA em Ariquemes - RO.

Downloads

Publicado

2011-12-23

Como Citar

Braga, F. A., & Abreu, M. F. (2011). ULTRA-SOM PULSÁTIL E ONDAS DE CHOQUE EXTRA CORPOREO NO TRATAMENTO DA EXOSTOSE CALCANEAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Científica Da Faculdade De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 133–143. https://doi.org/10.31072/rcf.v2i2.44

Edição

Seção

Artigos (Ciências da Saúde)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.