Reabilitação do equilíbrio postural com o uso de jogos de realidade virtual

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Luana Hilario de Meireles Lima
Diego Santos Fagundes
Miguel Furtado Menezes
Maiara Lazaretti Rodrigues do Prado
Michele Thais Favero

Resumo

Os déficits de equilíbrio postural podem levar a limitações nas atividades de vida diária, reduzindo a autonomia e aumentando o risco de quedas dos indivíduos. A fisioterapia dispõe de uma variedade de recursos que podem ser utilizados para a reabilitação do equilíbrio postural, e a realidade virtual é um dos recursos que vem sendo utilizado com este objetivo, pois através de repetição, feedback e motivação, pode proporcionar ao usuário maior controle do equilíbrio postural. Objetivo: Revisar a literatura existente sobre os efeitos das intervenções com jogos de realidade virtual na reabilitação de déficits de equilíbrio postural. Método: Foi realizada uma revisão de literatura utilizando Descritores em Ciências da Saúde (DECs), com análise de publicações impressas em livros do acervo da Biblioteca Júlio Bordignon da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, e consulta de trabalhos indexados e publicados nas bases de dados LILACS, SCIELO, PubMed e Google Acadêmico. Considerações Finais: Os estudos analisados apontam que a intervenção terapêutica com o uso da realidade virtual como uma ferramenta tecnológica para a reabilitação do equilíbrio postural mostrou ser de grande importância e poderia auxiliar as terapias tradicionais, no entanto, mais estudos serão necessários para entender qual é o mecanismo pelo qual a realidade virtual atua melhorando o equilíbrio postural.


ABSTRACT: Postural balance deficits can lead to limitations in activities of daily living, reducing autonomy and increasing the risk of falls of individuals. Physiotherapy has a variety of resources that can be used for the rehabilitation of postural balance, and virtual reality is one of the resources that has been used with this objective, because through repetition, feedback and motivation can provide the user greater control of the postural balance. Aim: To review the existing literature on the effects of interventions with virtual reality games in the rehabilitation of postural balance deficits. Method: A review of the literature was performed with Descritores em Ciências da Saúde (DECs) an analysis of publications printed on books from the Júlio Bordignon Library of the Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, and confer of papers indexed and published in the databases LILACS, SCIELO, PubMed and Google Scholar. Conclusions:  The studies analyzed indicate that therapeutic intervention with the use of virtual reality as a technological tool for the rehabilitation of postural balance has been shown to be of great importance and could help traditional therapies; however, further studies will be necessary to understand the mechanism by which virtual reality works by improving postural balance.

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Biografia do Autor

Luana Hilario de Meireles Lima, Discente do curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA.

Discente do curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA.

Diego Santos Fagundes, Doutor em Fisiologia e Farmacologia pela Universidad de Zaragoza/Reconhecido pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Docente do curso de graduação em Fisioterapia da FAEMA.

Doutor em Fisiologia e Farmacologia pela Universidad de Zaragoza/Reconhecido pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Docente do curso de graduação em Fisioterapia da FAEMA.

Miguel Furtado Menezes, Pós-Doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Coordenador do curso de graduação em Educação Física da FAEMA.

Pós-Doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Coordenador do curso de graduação em Educação Física da FAEMA.

Maiara Lazaretti Rodrigues do Prado, Mestre em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, pós-graduanda em Fisioterapia em Saúde de Mulher da Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR.

Mestre em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, pós-graduanda em Fisioterapia em Saúde de Mulher da Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR.

Michele Thais Favero, Doutora em Ciências Fisiológicas. Docente do curso de graduação em Fisioterapia da FAEMA.

Doutora em Ciências Fisiológicas. Docente do curso de graduação em Fisioterapia da FAEMA.