Estratégias de precificação uma organização da literatura publicada em português sobre precificação

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Christian Geovane Belegante
Karen de Lima Gomes
Gleici Da Silva Brustolom
Edgar De Souza Pandolfi

Resumo

O presente trabalho resulta da análise da produção cientifica publicada em português, sobre as principais estratégias de precificação de produtos e serviços e a utilização destes conceitos em práticas de mercado. O objetivo deste artigo é identificar como está organizada a teoria presente nas publicações em português de precificação de produtos e serviços, evidenciando as abordagens teóricas sobre a determinação de preços e sua utilização nas estratégias de precificação baseadas na demanda, na concorrência, na precificação premium e em novos produtos. Foi utilizada a revisão da literatura com base em um período temporal para análise de artigos publicados em journals, compreendido entre 2000 e 2016. O critério de seleção dos artigos apoiou-se na pertinência temática do problema de pesquisa e parâmetros de exclusão, que levaram a escolha de 48 publicações utilizadas para análise. Com a revisão, concluiu-se que os fatores: preço, qualidade, demanda, receptividade dos consumidores ao produto e a influência que o preço possui sobre a percepção da qualidade influenciam diretamente no valor percebido pelo cliente e deve ser utilizado como base para a adoção de uma estratégia de precificação que maximize a performance organizacional. Como indicação para futuras pesquisas, sugere-se um mapeamento do comportamento do consumidor sob as diferentes técnicas de precificação e uma análise do impacto do preço sobre a percepção de qualidade na perspectiva do consumidor.


ABSTRACT: The present work results from the analysis of scientific production in portuguese, on the main strategies of pricing of products and services and use of concepts in market practices. The objective of this article is to identify how the theory is organized in the Portuguese publications of pricing of products and services, showing the theoretical approaches on pricing and its use in pricing strategies based on demand, competition, premium pricing and In new products. The literature review was used based on a temporal period for the analysis of articles published in journals, between 2000 and 2016. The selection criterion of the articles was based on the thematic relevance of the research problem and exclusion parameters, which led to the choice of 48 publications used for analysis. With the review, it was concluded that the factors: price, quality, demand, consumer receptivity to the product and the influence that the price has on the perception of quality directly influence the value perceived by the customer and should be used as the basis for the adoption Of a pricing strategy that maximizes organizational performance. As an indication for future research, it is suggested a mapping of consumer behavior under different pricing techniques and an analysis of the impact of price on the perception of quality from a consumer perspective.

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Biografia do Autor

Christian Geovane Belegante, FAEMA, Graduando em Administração, Ariquemes-RO.

FAEMA, Graduando em Administração, Ariquemes-RO.

Karen de Lima Gomes, FAEMA, Graduanda em Administração, Ariquemes-RO.

FAEMA, Graduanda em Administração, Ariquemes-RO.

Gleici Da Silva Brustolom, FAEMA, Graduanda em Administração, Ariquemes-RO.

FAEMA, Graduanda em Administração, Ariquemes-RO.

Edgar De Souza Pandolfi, FAEMA, Professor do Depto. de Administração, Ariquemes-RO.

FAEMA, Professor do Depto. de Administração, Ariquemes-RO.