OS PILARES DA LIDERANÇA E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O DESEMPENHO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL Imagem: StockPhotos

Conteúdo do artigo principal

Claudiney Rego Bastos, Disc.
Gésica Borges Bergamini, Ma.
Élida Cristina Dalpias, Esp.

Resumo

RESUMO: A ciência contábil vem enfrentando a cada dia altos desafios quanto à capacitação de bons profissionais. Contadores são alcançados muitas vezes carentes de competências que ultrapasse seu domínio pessoal, sendo que características tais como liderança muitas vezes é ignorada e colocada em segundo plano, sendo que esta se constitui a principal para o efetivo desempenho e crescimento do profissional contábil. Objetivo: Descrever os pilares da liderança tais como os tipos de líderes dentro das organizações e analisar a influência de tal característica no profissional contábil que consegue fazer manuseio de tal instrumento, a liderança. Métodos: Este estudo foi elaborado através de levantamento bibliográfico, foram utilizados materiais escritos em língua portuguesa entre os anos de 2006 a 2018, e foram localizados em bases virtuais, tais como: BVS-Saúde, Anais de Iniciação Científica, Monografias, Dissertações e Google Acadêmico. Resultados/Discussão: A forma como os profissionais contábeis tem encarado a própria graduação é preocupante, em grande parte, limitam-se somente ao desempenho da função de informante, posterga responsabilidades maiores e evitam assumir atitudes proativas, liderando de forma satisfatória grupos e pequenas equipes dentro de quaisquer organizações que esteja inserido. Consideração: O profissional contábil precisa alterar a sua postura diante da organização, abandonando o comportamento passivo e assumindo comportamentos assertivos e ativos dentro da organização, tendo como principais características aspectos de liderança além de maximizar a utilidade da informação contábil e de todo trabalho em atender aos diferentes usuários desta informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Gésica Borges Bergamini, Ma., Mestra, Psicóloga e Coorientadora desta pesquisa. Professora da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.

Psicóloga e Docente na Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA. 

Élida Cristina Dalpias, Esp., Especialista em Direito Tributário e Bacharel em Ciências Contábeis. Professora da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA. Orientadora desta pesquisa.

 Especialista em Direito Tributário, bacharel em Ciências Contábeis. Professora da Faculdade de Educação e Meio Ambiente- FAEMA.