CORRELAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA ENTRE SÍFILIS EM GESTANTES E CONGÊNITAS NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES, RONDÔNIA, BRASIL, NO PERÍODO DE 2008 A 2010.

Conteúdo do artigo principal

Rosiellen Rodrigues Barbosa
Ágatha Alencar Teixeira
Ângela Maria S Borcioni
Helena Meika Uesugui
Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti

Resumo

A sífilis é uma doença infecto-contagiosa, sexualmente transmissível, provocada pela bactéria Treponema pallidum, a mesma pode ser expressar em diferentes estágios (primária, secundária e terciária), podendo acometer também gestantes, que podem transmitir o antígeno para o feto. A sífilis congênita resulta da infecção do feto por via placentária, há também possibilidade de transmissão direta por meio do contato da criança pelo canal de parto, se houver lesões genitais, ou durante o aleitamento, se houver lesão mamária. O diagnóstico laboratorial se faz por técnicas variadas, também dependentes da fase da infecção. O tratamento da doença é realizado através de antibióticos, e deve ser precoce para evitar as formas secundárias e terciárias da doença. O presente estudo objetivou fazer um levantamento comparativo epidemiológico da sífilis em gestantes e congênitas no município de Ariquemes no período de 2008 a 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)

Graduação em Biologia com ênfase em ecologia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Mestrado em andamento em Genética e Toxicologia Aplicada.