IMPORTÂNCIA DO USO DE DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA CORRENTES RESIDUAIS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS Imagem: StockPhotos

Conteúdo do artigo principal

Vitor Akira Uesugui Costa, Esp.
Driano Rezende Rezende, Dr.
Daniel Mantovani Mantovani, Dr.

Resumo

O presente estudo busca a reflexão e discussão sobre a importância do uso de dispositivos diferenciais-residuais em instalações elétricas residenciais, possui objetivo despertar os leitores, incluindo os leigos ao assunto, os perigos provocados pela ausência deste meio de proteção nos ambientes domiciliares. A pesquisa bibliográfica foi realizada com base em livros, normas, manuais técnicos e documentos institucionais, buscando demonstrar o atual panorama do Brasil com relação aos acidentes domésticos envolvendo eletricidade. O levanto demonstra que as crianças e adolescentes representam uma parcela significativa das mortes ocorridas por acidente elétrico em residências, sendo o Nordeste a região com os índices mais preocupantes. Concluiu-se que a fiscalização do uso obrigatório desses dispositivos é insuficiente, e também que a falsa sensação de segurança provida pelo ambiente doméstico juntamente com a falta de informação das pessoas contribui para a não utilização do dispositivo DR na maior parte das residências do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Vitor Akira Uesugui Costa, Esp., Professor Especialista em Engenharia Elétrica, Instituto Federal de Rondônia.

Engenheiro eletricista com formação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Engenharia Elétrica com Ênfase em Instalações Residenciais. Foi estagiário de engenharia elétrica na área de eletromecânica pela empresa Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (ELETRONORTE) por um ano (2012-2013). Estagiou por 06 meses na empresa Oi S/A na área de operação e manutenção de equipamentos de telecomunicações (2013-2014). Trabalhou como Especialista de Telecom na empresa Oi S/A (2014-2015). Atuou como engenheiro eletricista na empresa Eletrocontrole Engenharia Com. e Rep. LTDA (2015-2016). Atualmente atua como professor de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

Daniel Mantovani Mantovani, Dr., Professor Pós-doutor em Engenharia Química, Universidade Estadual de Maringá.

Ensino Técnico de Alimentos concluído no ano de 2000 pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/PR). Conclusão da graduação em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2005. Experiência profissional como supervisor no controle de qualidade (Implantação do sistema ISO 9000, BPF, APPCC voltados na produção de ração e suas matérias-primas, pela Cooperativa Agroindustrial Lar, período de 2001 a 2006. Conclusão de especialização na área de Engenharia de Alimentos no ano de 2007 pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do ensino superior pela Faculdade União das Américas (UNIAMÉRICA) período, de 2007-2008. Mestre em Agronomia no ano de 2010 pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista nas áreas de Métodos e Técnicas de Educação e Gestão Ambiental em Municípios, nos períodos 2010 e 2011 pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutor em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná no ano de 2013. Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), 2016-2017. Graduando em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), 2015-2019. Pós-Doutorado realizado em Engenharia Química na área de processos de separação e controle ambiental. Pós Doutorado 2017-1018 no Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana, atuando no monitoramento da qualidade da água na bacia do Rio Pirapó na cidade de Maringá PR. Especialização em andamento em Gestão de Projetos,pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), 2017-2018. Atuação profissional é voltada aos processos de síntese, caracterização e implementação de novos materiais adsorventes (derivados de grafeno) para a remoção de pesticidas agrícolas, compostos fármacos entre outras substâncias de interesse envolvidas nos processos industriais.