HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO EM BUSCA DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Resumo

O estudo focaliza, não só a importância como também a necessidade de um horário semanal para discussões, reflexões e estudo dos professores na própria instituição, o qual é previsto em lei. A Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo ou HTPC muitas vezes, é confundido, com um momento para colocar as correções em dia, escrever relatórios, enfim, atividades que podem ser feitas neste horário também, desde que o objetivo maior não seja ignorado: estudo, formação continuada, conhecimento das teorias da educação, busca coletiva para dificuldades em sala embasados em autores e troca de experiências. É a busca pela qualidade na educação de forma consciente. Elege através desta pesquisa, o Coordenador Pedagógico como ponto chave neste processo, incentivando, facilitando e colaborando com o docente na constante busca pela excelência de seu trabalho, potencializando a interação entre professor e aluno. Cabe a ele o planejamento e a efetivação destes momentos. Encerra citando casos que exemplificam a eficácia da HTPC e seus resultados nos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)

Graduada em Odontologia, Mestre em Saúde Coletiva e Doutora em Odontologia Preventiva e Social.