O MODO DE FORMULAÇÃO DE PREÇOS DAS EMPRESAS DO RAMO FARMACÊUTICO DO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES/RO

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Amanda da Silva Araújo
Thyago Vinicius Marques Oliveira
Weslei Gonçalves Borges

Resumo

A presente pesquisa objetivou investigar como funciona a precificação nas farmácias do município de Ariquemes/RO, já que há muitos estabelecimentos deste ramo na cidade e cada um deles tem de ter o seu diferencial para que tenha longevidade. Devido a isso, o estudo em questão possui como objetivo principal identificar o modo de formulação de preços das empresas do ramo farmacêutico de Ariquemes/RO, além disso, teve, ainda, o intuito de apurar os critérios definidos pelas organizações estudadas na hora da precificação, destacar o sistema de custeio utilizado e a importância da definição do custo na construção dos preços. Para alcançar esses objetivos usou-se a pesquisa de campo em conjunto com a aplicação de um questionário com dezoito questões objetivas para a coleta dos dados necessários. Neste questionário as perguntas eram a respeito dos fatores-chaves da empresa, do uso das informações de custo para a formulação de preço, qual o método de agregação do custo ao valor monetário do produto ou serviço final, em que é baseado a definição do percentual de lucro, qual estratégia a organização adota para a formulação de preços, entre outros. Como resultado, obteve-se que as empresas que participaram da pesquisa consideram como principais fatores-chaves a qualidade e o preço, além disso, utilizam as informações de custo na composição do preço, o método de custeio mais utilizado é o custeio direto, o percentual de lucro é definido com base no mercado de atuação delas, e a estratégia mais utilizada para precificar é a estratégia de preços competitivos, praticando preços semelhantes aos dos concorrentes. Portanto, através da pesquisa conseguiu-se identificar na realidade, no dia a dia, a formulação de preços, o impacto do custo nesta etapa, e assim possibilitou à pesquisadora e aos leitores ver na prática algo que é aprendido em sala de aula.

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