O COMÉRCIO VAREJISTA DE VESTUÁRIO DA CIDADE DE ARIQUEMES-RO E OS IMPACTADOS DURANTE A PANDEMIA

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Fabiano Lutério de Oliveira
Sharmilla Antonieta Fávero Streit
Élida Cristina Dalpias
Thyago Vinicius Marques Oliveira

Resumo

Nos últimos anos, o consumidor brasileiro tem buscado cada vez mais, alinhar seu estilo de vida com praticamente tudo que seja de interesse próprio, sendo no trabalho ou no dia a dia, o consumidor acaba buscando entender mais o produto e as etapas do processo de fabricação, em maior parte sofre influência, no qual consome diariamente ou que pretende-se adquirir, desde então acompanham tendências, marcas e celebridades que faz uso de produtos ou que sejam acessíveis a certos níveis de pessoas, atendendo em maioria os seus desejos. O setor de comércio varejista de roupas, ultimamente tem se atentado aos gostos, comportamentos, necessidades, e desejos de seu consumidor. Esteja ligado diretamente, seja na captação de novos clientes, com isto pode apresentar um diferencial e destaque em meio a concorrência, oferecendo tendências, inovação, sustentabilidade e capacitar seus clientes ao meio de vida melhor. Segundo Kotler e Keller (1), o marketing de varejo, envolve um conjunto de ações estruturadas que visam a plena satisfação do cliente em busca de gerar lucratividade para as organizações. No segmento de varejo, as empresas precisam entender como o consumidor está se adaptando e desenvolvendo características de consumo, uma vez que o mercado está mais conectado e atento às informações dos produtos ofertados pelos
varejistas. Assim, a marca que acerta a estratégia e o perfil do cliente, consegue suprir em maioria os desejos dos seus consumidores. O varejo engloba todas as atividades tanto como vendas de produtos e serviços ligados ao consumidor final (2). De certa forma, o consumidor está à procura de produtos ou serviços a todo momento e cabe ao mercado varejista reunir todo tipo de produto lançado pelas indústrias, ofertando-os em um único lugar. O mercado de varejo tem algumas peculiaridades entre os segmentos e em suas várias definições com relação a comercialização, não se limitando às estratégias de cada organização (3). Dessa forma, o estudo tem como objetivo identificar os impactos causados da pandemia, além disso, descrever como as empresas do setor comércio varejista de roupas utilizam de ferramentas ou meios para se manter durante um cenário econômico instável e cheios de incertezas, e as dificuldades passadas pelos lojistas e que recursos ou tecnologias foram aplicados mediante tal cenário vivido por eles. Sendo assim, quais os principais impactos na estratégia de marketing do comércio varejista de vestuário durante a pandemia na cidade de Ariquemes-RO?

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