ESTUDO SOBRE AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO NA PERPECTIVA HISTÓRICO- CULTURAL EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES-RO

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Graciele Santos Silva
Pedro Octávio Gonzaga Rodrigues

Resumo

A importância da relação afetiva professor e aluno na construção do conhecimento é um assunto que vem sendo abordado e discutido no contexto educacional, principalmente, em uma perspectiva Histórico-Cultural (1). Dessa forma, esse estudo tem por objetivo investigar a afetividade na relação professor-aluno em uma instituição de ensino superior no município de Ariquemes-RO, em que se busca trazer uma visão sócio-histórica abordada pelo teórico Lev Semenovich Vygotsky (2), um estudo sobre as relações existentes entre docentes e discentes na Universidade Federal de Rondônia-Unir. EApós a análise das entrevistas e das  observações em sala de aula espera-se construir um conhecimento que possa proporcionar
um olhar para as formas como se estabelece as relações em sala de aula e as influências para o processo de aprendizagem dos universitários (4), ressaltando a importância da afetividade, objeto desta pesquisa. Ao final deste estudo, o trabalho pretenderá apontar como se constitui a mediação e os sentimentos dos alunos em relação ao processo de desenvolvimento como acadêmico. Este estudo se mostra relevante por considerar que os afetos são cruciais para que o processo de aprendizagem ocorra de maneira congruente na vida dos envolvidos no processo de ensino e educação (5). É perceptível que, em muitas
instituições, os professores desconhecem o papel representativo na vida dos alunos. Isso acontece não por uma causa pessoal dos educadores, mas em virtude de um sistema ainda marcado por uma hierarquização do poder de ensino (6). É neste momento, que a perspectiva Vygotskyana pode surgir como alcance para se repensar e refletir sobre a importância das relações afetivas e interações entre os alunos e professores como forma de se reconsiderar novos caminhos para nossa educação (7).

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