PLANEJAMENTO DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS COM PROBLEMA AUDITIVOS: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DO PROFESSOR
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Abstract
No processo de ensino-aprendizagem é indispensável o planejamento para o uso de estratégias metodológicas, nas quais as ferramentas girem em torno da inclusão e contextualização do conhecimento para desenvolvendo a aprendizagem de forma significativa (1). A educação de surdos sofreu com diversas barreiras durante o desenvolvimento da sociedade, principalmente ligadas a questões religiosas e/ou experimentações cientificas sem fundamentos (2). Este estudo teve como objetivo ressaltar o processo de ensino-aprendizagem para alunos Surdos no tocante ao planejamento, estratégias metodológicas, inclusão e a aprendizagem significativa nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma Revisão de Literatura, considerando como principais suportes teóricos as Legislação Pertinentes como a LDB, PNE, PCENEM e BNCC. No Brasil, as conquistas da comunidade surda datam, sobretudo, o período que segue o final dos anos 80 com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e a possibilidade do uso da LIBRAS com a Lei Nº 10.436 e Decreto de Nº 5.626 (3). O professor de Educação Física é o responsável por levar ao aluno novas experiências, trabalhar juntamente com a comunidade escolar, levando a possibilidade de desenvolver a capacidade intelectual, bem como psíquica, motora e cognitiva, levando ao lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções (4). Para a inclusão dos Surdos, devem ser ressaltadas características biológicas, sociais, culturais e linguísticas visando desenvolver um trabalho pedagógico de excelência (5). Considera-se que no processo de ensino-aprendizagem a inclusão tende a trazer mudanças no atual mapa da educação, onde a verdadeira cidadania é exercida por todos e as diferenças são respeitadas e a inovação profissional busca resolver problemas pedagógicos.