SENSIBILIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL E QUALIDADE DE VIDA

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Adriane Corrêa da Silva

Resumo

A proposta desta pesquisa desenvolveu-se através de um programa, o qual enfoca a cartografia corporal, ou seja, o corpo enquanto consciência da abordagem holística em que é conhecida por antropologia essencial, adaptada no sentido de atender o propósito da Educação Física, quanto aos aspectos afetivos e neuromusculares em busca da qualidade de vida. O programa consistiu de atividades corporais baseadas em técnicas de bioenergética, respiração consciente, relaxamento e visualização. Sua sistematização ocorreu através de sete encontros com quatro participantes, na qual o propósito foi o de promover o autoconhecimento corporal, resgatando os aspectos essenciais à vida humana pelo encontro do corpo, psique e consciência, proporcionada pela sensibilização da consciência corporal, por meio da escuta fisiológica e psicológica de cada participante. Por meio de um trabalho como o de sensibilização da consciência corporal foi possível emergir sensações que até então os participante não haviam percebido e ainda a necessidade do movimento corporal para se ter melhor qualidade de vida. Isto respondeu a hipótese de que a consciência corporal denota relevância para a vida das pessoas e que através de uma escuta de si mesmo, podem internalizar e expressar suas sensações, percepções e emoções, elementos que julgamos importantes na tomada de decisão para uma ação do movimento corporal consciente.

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Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Adriane Corrêa da Silva, FAEMA

Formação: Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2000), Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e Mestrado em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2005). Experiência: Coordenação de Curso de Educação Física, Comissão Própria de Avaliação e Gestão educacional. Temáticas de atuação: Corpo, Cultura e Sociedade, Ginástica Rítmica, Políticas Públicas de Esporte e Lazer, Formação de Professores em Educação Física e Saúde.