AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUAS DE POÇOS RASOS OU COMUNS DA CIDADE DE ARIQUEMES, RONDÔNIA, BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Maycon Vanzella
Emerson Faustino
marco aurélio de Jesus
dionatas ulises de oliveira meneguetti
renato André Zan

Resumo

O consumo das águas subterrâneas deve ter um rigoroso tratamento para que não sejam fontes de transmissão de doenças de vinculação hídrica. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade da água proveniente de poços rasos ou comuns de residências do município de Ariquemes, estado de Rondônia. A cidade foi dividida em sub-bacias sugeridas pela FUNASA, onde foram coletadas 02 amostras por sub-bacia num total de 12. Foram avaliados os seguintes parâmetros físico-químicos da água: condutividade elétrica, pH, turbidez, cor, dureza, oxigênio consumido, oxigênio dissolvido, cloretos, amônia, ferro, alcalinidade. Os resultados demonstraram que os parâmetros estão de acordo com a portaria 518/04 MS (Ministério da Saúde), com exceção dos valores de pH que ficaram abaixo do sugerido. Também foram avaliados os parâmetros microbiológicos de coliformes fecais, totais e salmonela, sendo que todos apresentaram valores acima do permitido, indicando contaminação por organismos patogênicos, deixando assim certa preocupação, pois a qualidade de vida da população está relacionada diretamente a água potável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Maycon Vanzella, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) Ariquemes, RO

Graduado em Licenciatura em Química pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) Ariquemes, RO.

Emerson Faustino, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) Ariquemes, RO

Graduando em Licenciatura em Química pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) Ariquemes, RO

marco aurélio de Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado de Rondônia (IFRO), Ji-Paraná, RO.

Físico, Especialista e Docente de EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado de Rondônia (IFRO), Ji-Paraná, RO.

dionatas ulises de oliveira meneguetti, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO.

Programa de Pós Graduação em Biologia Experimental (PPGBIOEXP) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO.

renato André Zan, Instituto Federal de Rondônia Campus de Ji-Paraná

Químico, Mestre em Química e Docente de EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado de Rondônia (IFRO), Ji-Paraná, RO.