PERFIL DO CONSUMO DE ÁLCOOL, TABACO E MACONHA ENTRE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE – FAEMA

Conteúdo do artigo principal

Jessica de Sousa Vale
Helena Meika Uesugui
Rafael Alves Pereira

Resumo

O uso de drogas é considerado um relevante problema de saúde pública. O consumo e dependência de substâncias psicoativas ameaçam valores políticos, econômicos e sociais. Neste contexto, os universitários têm merecido uma atenção especial entre a população jovem, devido às funções que deverão exercer enquanto profissionais na prevenção de agravos à saúde. Este estudo objetivou investigar o perfil de consumo de álcool, tabaco e maconha entre acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem regularmente matriculados na Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, no município de Ariquemes – RO. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada no período de 18 a 20 de março de 2014, com acadêmicos de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, Ariquemes – RO. Foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa – CEP da FAEMA. Foi utilizada uma adaptação da versão brasileira do questionário ASSIST (Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test) e um questionário socioeconômico. A análise estatística descritiva foi desenvolvida no Software Microsoft Excel 2013. Os resultados apresentaram um perfil de maior consumo de álcool, seguido pelo tabaco e maconha, constituída por uma população predominantemente feminina e jovem. Estudos desta natureza sugerem a criação de programas nas instituições de ensino voltados para orientação e prevenção do abuso de substâncias psicoativas, além de subsidiar políticas públicas e compor referencial teórico para futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Jessica de Sousa Vale, Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, docente no Programa de Tutoria e Nivelamento da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.

Helena Meika Uesugui, Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Graduada e licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos, Mestra em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará, Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, docente e coordenadora do Serviço Didático-Pedagógico de Apoio da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.

Rafael Alves Pereira, Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Graduado em Enfermagem pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, docente no Programa de Tutoria e Nivelamento da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA.