IMPLICAÇÕES DAS MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES SOCIAIS E NO CLIMA ESCOLAR

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Maria Inês Ferreira de Miranda
Rosilâine Keffer Delfino
Biancacol Debella
Renata Bentes Restier
Pedro Di Tárique Barreto

Abstract

O presente estudo buscou contribuir para a construção de um arcabouço teórico
que facilitará o conhecimento do fenômeno violência escolar dentro dos estabelecimentos de ensino na cidade de Porto Velho, Rondônia. Nesta pesquisa o conceito de violência entende como a intervenção física de uma pessoa ou grupo contra a integridade de outro (s) ou de grupo (s), bem como contra si mesmo __ compreendendo desde suicídios, espancamentos, roubos, assaltos, homicídios, violência no trânsito, além das diversas formas de agressão sexual, abrangendo igualmente todas as formas de violência verbal, simbólica e institucional (abuso de poder baseado em símbolos de autoridade). Nas escolas, a violência simbólica se manifesta por meio da indisciplina, delinquência, agressões verbais, humilhações, problemas de relação professor-aluno e aluno-aluno. Tais tipos de violência são classificados por como "incivilidade" ou "micro violência". Este tipo de violência "se esconde" nas intensas relações desenvolvidas no cotidiano escolar o que contribui para sua perpetuação. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a percepção de adolescentes do segundo ano do ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade de Porto Velho, Rondônia, Brasil, sobre o clima escolar, considerando as relações interpessoais e as manifestações de violências.

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