MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA E INDISCIPLINA NAS ESCOLAS EM UMA CAPITAL DA REGIÃO AMAZÔNICA

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Maria Inês Ferreira de Miranda
Rosilâine Keffer Delfino
Bianca Col Debella
Renata Bentes Restier
Pedro Di Tárique Barreto

Abstract

Nas últimas décadas os problemas de indisciplina e violência nas escolas se tornaram um dos principais desafios a preocupar educadores em diversos países. O presente artigo destina-se à reflexão e análise dos aspectos que envolvem questões relacionadas à indisciplina e incivilidades que se desenvolvem no interior da escola, a partir de um levantamento de dados realizado cidade de Porto Velho, Rondônia. Na literatura sobre violência escolar alguns autores reconhecem as manifestações de violência, que se apresentam na escola como agressões graves (agressões físicas), indisciplina (desacato as normas da escola) e falta de civismo (ataques as boas maneiras e falta de respeito). O termo “indisciplina” é relacionado intimamente ao conceito de “disciplina”. Se, por disciplina escolar entende-se a obediência a ensinamentos, regras e normas de conduta dentro da escola, então, de uma forma simples neste momento, pode-se dizer que o que vai contra a essa obediência, seria classificado como indisciplina, um problema que está cada vez mais visível e preocupante, são as condutas antissociais, que afetam de maneira significativa o rendimento dos estudantes e o que é mais importante a sua formação pessoal e de cidadão. Diante dessa preocupação, o objetivo principal deste trabalho foi analisar os índices e as possíveis causas das diversas situações de indisciplina e/ou incivilidades ocorridas no interior da escola do ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade de Porto Velho, Rondônia, Brasil.

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