CIDADANIA E EDUCAÇÃO FISCAL: A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA DESTINAÇÃO DOS TRIBUTOS

Main Article Content

Camila Gonçalves Martins da Silva
Hudson Carlos Avancini Persch
Klésia dos Santos Inacio
Vanessa Alves Freire dos Santos
Ronny Faccin de Oliveira

Abstract

O presente trabalho partiu do estudo da educação fiscal enquanto instrumento para o exercício da cidadania, com o intuito de adolescer a compreensão da função social do tributo e consequentemente a correta e efetiva destinação tributária, suscitando o desenvolvimento social equitativo, posto que tal desígnio é viabilizado de forma oportuna nas plataformas virtuais que asseguram a participação da população na avaliação, gestão e política estatal. Assim, a problemática da pesquisa se deu pela carência da base educacional e de políticas públicas voltadas para a educação fiscal, refletindo, de tal modo, na notória falta de conhecimento de muitos cidadãos quanto a importância do pagamento dos tributos para o desenvolvimento e manutenção da sociedade. Com isso, a pesquisa embasou-se no objetivo geral de promover o pleno exercício da cidadania fiscal, estimulando a participação social efetiva e ativa do cidadão ariquemense em relação as diferentes espécies de tributos que existem. Para tanto, o procedimento de análise utilizado foi o qualitativo, bem como, a pesquisa desenvolveu[1]se na análise descritiva com fundamentação nas contribuições de vários autores por meio das pesquisas bibliográficas, e pesquisa documental, ademais a pesquisa também partiu do método científico hipotético-dedutivo e empregou a pesquisa básica com a finalidade de obter, mediante uma análise subjetiva, a perspectiva da sociedade perante o exercício da cidadania e educação fiscal na gestão pública, com o intuito de promover o controle social e a conversão dos tributos de forma equitativa com prelúdio no município de Ariquemes/RO.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details