O AUXÍLIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA PRÁTICA DA LEITURA: UM ENSAIO TEÓRICO
Contenido principal del artículo
Resumen
O tema para a pesquisa deu acerca do auxílio das sequências didáticas, ferramenta pedagógica indissociável do processo ensino/aprendizagem, sua aquisição acontece de acordo com a maturidade escolar do aluno e também com as metodologias utilizadas pelos professores, isso desde os tempos mais remotos onde a leitura acontecia de forma mecanizada, diferente dos dias de hoje que existem varias técnicas de introduzir a leitura na vida dos alunos. O problema da pesquisa é: Como as sequências didáticas auxiliam os professores em sala de aula, e como beneficia a leitura?. A justificativa deu-se acerca de vários ambientes escolares ainda estarem pautados apenas em conteúdos de livros didáticos o que em muitos casos não chamam a atenção dos leitores para tal prática. Este ensaio teórico utilizou-se de alguns dos principais autores acerca da temática, que tratam da competência da leitura e de sua prática em sala de aula. As reflexões sugerem que as sequências didáticas surgem como um método facilitador da aprendizagem. É uma teoria que surge para os educadores aprimorarem os seus conhecimentos ao mesmo tempo em que contribui para o aprendizado do aluno de forma a extinguir conteúdos que passam na sala de aula rapidamente sem que o aluno entenda.