A INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REGULAR
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo, que tem por objetivo discorrer sobre o processo de inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais nas aulas de Educação Física no ensino regular. Relata também alguns momentos históricos sofridos pelos deficientes no decorrer dos anos, e algumas legislações que amparam os direitos de alunos deficientes de frequentar a mesma escola que os demais alunos. A Educação Física Adaptada possibilita ao aluno deficiente a participação nas aulas práticas de Educação Física, através da adaptação da aula de acordo com as necessidades dos mesmos. O processo da escola inclusiva possibilita que todos os alunos sejam educados no mesmo ambiente escolar, sendo eles deficientes ou não. A Educação Física inclusiva promove a integração social do indivíduo, seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor melhorando sua qualidade de vida. As atividades que favorecem a inclusão nas aulas práticas de Educação Física podem ser os jogos cooperativos, construtivos, de regras, simbólicos e populares que possibilitam ao aluno com necessidades educacionais especiais sua interação com os demais alunos, rompendo as barreiras do preconceito, e enriquecendo o processo de ensino aprendizagem. A finalidade deste estudo foi levar aos profissionais da educação a compreender que é possivel a participação do aluno com necessidades educacionais especiais na aula de Educação Física, favorecendo o processo de inclusão e o desenvolvimento dos mesmos.