A INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REGULAR

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Edilene da Silva Almeida
Osvaldo Homero Garcia Cordero

Resumo

O presente artigo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo, que tem por objetivo discorrer sobre o processo de inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais nas aulas de Educação Física no ensino regular. Relata também alguns momentos históricos sofridos pelos deficientes no decorrer dos anos, e algumas legislações que amparam os direitos de alunos deficientes de frequentar a mesma escola que os demais alunos. A Educação Física Adaptada possibilita ao aluno deficiente a participação nas aulas práticas de Educação Física, através da adaptação da aula de acordo com as necessidades dos mesmos. O processo da escola inclusiva possibilita que todos os alunos sejam educados no mesmo ambiente escolar, sendo eles deficientes ou não. A Educação Física inclusiva promove a integração social do indivíduo, seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor melhorando sua qualidade de vida. As atividades que favorecem a inclusão nas aulas práticas de Educação Física podem ser os jogos cooperativos, construtivos, de regras, simbólicos e populares que possibilitam ao aluno com necessidades educacionais especiais sua interação com os demais alunos, rompendo as barreiras do preconceito, e enriquecendo o processo de ensino aprendizagem. A finalidade deste estudo foi levar aos profissionais da educação a compreender que é possivel a participação do aluno com necessidades educacionais especiais na aula de Educação Física, favorecendo o processo de inclusão e o desenvolvimento dos mesmos.

 

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Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Edilene da Silva Almeida, FAEMA

Acadêmica do sexto periodo do curso de Licenciatura em Educação Física da FAEMA.

Osvaldo Homero Garcia Cordero, FAEMA

Especialista em Metodologia do Ensino Superior, docente do curso de Licenciatura em Educação Física da FAEMA.