LÍTIO TRATAMENTO DE PRIMEIRA ESCOLHA NO TRANSTORNO BIPOLAR: UMA BREVE REVISÃO

Contenido principal del artículo

Joelma Augusta dos Reis
Vera Lucia Matias Gomes Geron
Filomena Maria Minetto Brondani
Diego Santos Fagundes
Regiane Rossi Oliveira

Resumen

O lítio continua sendo um importante medicamento no tratamento, profilaxia e o único, com efeito, anti-suicida no Transtorno Bipolar, sendo um dos psicofármacos mais antigos, é medicação de primeira escolha no tratamento de transtorno bipolar que é doença crônica caracterizada pela alternância de episódios de mania, hipomania e depressão maior.  É doença que merece destaque tornou-se um problema mundial de saúde pública, impactante na vida do paciente e socioeconômica, pois envolve o uso de unidades básicas de saúde psicofármacos e profissionais da área da saúde. Lítio é medicação que apresenta riscos seu uso acarreta várias reações adversas comuns até mesmo crônicas, por isso o monitoramento sérico é importante principalmente para prevenir intoxicação e outras doenças que possam a vir se desenvolver em consequência do uso do lítio e as possíveis interações medicamentosas. O presente levantamento literário objetiva, por meio de uma revisão bibliográfica avaliar a importância deste medicamento no tratamento de transtorno bipolar. O lítio é estabilizador de humor mais utilizado sendo terapia de primeira escolha devido sua eficácia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Biografía del autor/a

Joelma Augusta dos Reis, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO

Discente do curso de Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO

Vera Lucia Matias Gomes Geron, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO.

Graduada em Ciências Biológicas, Graduada em Farmácia e Bioquímica. Especialista em Analises Clinica. Especialista em Manipulação Farmacêutica, Especialista em Didática do Ensino Superior e Mestre em Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora e docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) Ariquemes – RO.

Filomena Maria Minetto Brondani, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO

Graduada  em Licenciatura em Química Especialista em Docência do Ensino Superior, Mestre em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia – (UNIR), Docente e Coordenadora do Curso de Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA),  Ariquemes – RO.

Diego Santos Fagundes, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO.

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil/Canoas/RS, Doutorado em Farmacologia pela Universidad de Zaragoza/Espanha; Docente Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA),  Ariquemes – RO.

Regiane Rossi Oliveira, Faculdade de Educação e Meio Ambiente-FAEMA

Graduada em Farmácia pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Especialista em Farmácia Clínica; Coordenadora e docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO.