ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA ÚLCERA POR PRESSÃO: UMA REVISÃO

Contenido principal del artículo

Flávia Pignaton Morellato Furieri
Helena Meika Uesugui
Regiane Rossi Oliveira Lima
Diego Santos Fagundes

Resumen

As úlceras por pressão são lesões localizadas na pele e nos tecidos subjacentes, resultantes do trauma mecânico, podem originar-se em todas as posições que um paciente seja mantido prolongadamente. A detecção precoce das úlceras por pressão facilita a reconstituição da lesão e a melhora da qualidade de vida do paciente, bem como a redução dos custos tanto para o paciente quanto para sistema de saúde.  O fisioterapeuta atua em várias etapas do acometimento por úlceras por pressão. Desde a prevenção, exercícios ativos e passivos, mantendo a integridade física da pele, acelerando o processo cicatricial através de variadas técnicas e condutas que correspondem às especialidades do profissional fisioterapeuta, até deambulação precoce do paciente. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão bibliográfica sobre a atuação fisioterapêutica na úlcera por pressão, destacando sua definição, etiologia, quadro clínico, diagnóstico, classificação e tratamento fisioterapêutico. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Biografía del autor/a

Flávia Pignaton Morellato Furieri, Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)

Discente do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)

Helena Meika Uesugui, Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)

Graduação em Enfermagem, Doutorado em Ciências da Saúde pela UnB, Docente Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)

Regiane Rossi Oliveira Lima, Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)

Graduada em Farmácia pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Especialista em Farmácia Clínica; Coordenadora e docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes – RO

Diego Santos Fagundes, Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)

Graduação em Fisioterapia, Doutorado em Farmacologia pela Universidad de Zaragoza/Espanha, Docente Faculdade de Educação e Meio Ambiente – (FAEMA)