A SOJA TRANSGÊNICA NO BRASIL E SUAS INFLUÊNCIAS À SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE

Conteúdo do artigo principal

Ana Paula Rodrigues Gavioli
Jucelia Silva Nunes

Resumo

A produção de soja transgênica no Brasil está entre as produções oleaginosas mais elevadas do mundo e apresenta um grande potencial econômico para o país, sendo amplamente exportada e também procurada no mercado consumidor interno. O objetivo deste estudo foi analisar, na literatura científica, as influências positivas e negativas da soja transgênica no Brasil para a saúde e o meio ambiente. A revisão de literatura foi realizada a partir das bases de dados Scielo, Embrapa e outras Revistas Eletrônicas, no período entre janeiro 2008 a dezembro 2013, utilizando os seguintes descritores: soja transgênica, genética, influências, saúde e meio ambiente. O total de artigos obtidos por meio desta busca foi de 102. Foram identificados 08 artigos que atendiam aos critérios de inclusão para este estudo. A soja transgênica apresenta influências positivas e negativas à saúde e ao meio ambiente e foram constatadas em 05 estudos. Muitos dos estudos revelam que a soja transgênica não apresenta fundamentações específicas acerca de suas influências, devendo ser realizadas mais pesquisas controladas sobre o assunto. Estas pesquisas devem apresentar esboços da Engenharia Genética acerca das mudanças dos genes, seus processos, suas técnicas e suas influências. Conclui-se que a soja transgênica, mesmo com suas polêmicas de vantagens e desvantagens, frente às análises deste estudo representa uma inovação da agroindústria para atender às demandas nacionais e internacionais do mercado consumidor de grãos, farelos, óleos, fabricação de alimentação humana e animal, de biodiesel e outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Ana Paula Rodrigues Gavioli, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)

Discente do Curso de Graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes/RO, Brasil, e-mail: [email protected].

Jucelia Silva Nunes, Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED), Cacoal/RO, Especialista em Análises Clínicas pela Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE), Montes Claros/MG, Docente do Curso de Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes/RO, Brasil, e-mail: [email protected]