O acadêmico de psicologia, a morte e o morrer: a relevância dos temas na formação

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Roberson Geovani Casarin, Dr.
Elaine Kezen Rodrigues Nogueira Carnicheli, Bel.

Resumo

O presente estudo busca compreender se a formação acadêmica do curso de graduação em psicologia está oferecendo aos estudantes um aprendizado adequado referente o enfrentamento da morte e do morrer. Os acadêmicos estão preparados para lidar com seus sentimentos relacionados à morte? Como a formação acadêmica está auxiliando nesse processo de compreensão? E de que maneira lidar com essa problemática que é tão pouco abordada nos cursos superiores de saúde mental? Os objetivos eram compreender a concepção dos acadêmicos de Psicologia acerca da relevância da abordagem dos temas morte e morrer no processo de formação, assim como se o aluno consegue diferenciar e definir morte e morrer, além de analisar como a formação acadêmica aborda o processo de enfrentamento à morte e também avaliar quais são os sentimentos dos acadêmicos perante esses temas. A metodologia utilizada foi à pesquisa de campo exploratória com caráter descritivo, quantitativo. Os resultados obtidos no estudo demonstram que os participantes possuem dificuldades em diferenciar e definir os termos estudados, além de que a grande maioria não se sentem preparados para enfrentar na prática este fenômeno que ainda é considerado tabu, a partir do prisma dos participantes fica perceptível que a formação não é muito clara no que tange os assuntos morte e morrer, além de que grande parte não se sentem preparados para lidar com seus próprios sentimentos diante de situações pertinentes aos temas.

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