A PRÁTICA DO BULLYING NO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES: A IMPORTÂNCIA DO CUMPRIMENTO LEGAL PARA A SUA ERRADICAÇÃO Imagem: StockPhotos.

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Amir Fadalallah Zakr, Disc.
Angélica Rosana Pereira Santos Forte, Disc.
Jennyfer Kattly Alves da Silva, Disc.
Nayla Denardi Silva, Disc.
Rogelho Sobrinho da Silva, Disc.

Resumo

Este projeto tratou sobre o conceito bullying, palavra de origem inglesa, ainda sem tradução fidedigna para o português, que pode ser conceituada como um tipo de violência física ou psicológica, que ocorre de maneira intencional, sistemática e sem um motivo sólido que a sustente. Essa violência pode ocorrer em todos os âmbitos da sociedade, porém, é na escola que mostra-se mais presente e preocupante, pois tanto quem sofre, quanto quem pratica pode sofrer danos irreparáveis; nesse sentido, justifica-se a pesquisa, no sentido de se discutir as formas de combate as práticas de intimidação sistemática, que de acordo com dados levantados na pesquisa, já teria atingido praticamente metade das crianças e dos jovens do mundo todo. Dentro desse panorama global, o projeto objetivou perscrutar os índices do bullying nas instituições de ensino médio no município de Ariquemes/Rondônia, assim como avaliar as ações que essas instituições desenvolvem para erradicá-lo, com base na Lei Federal n.º 13.185/15 e na Estadual n.º 2.621/11. O método utilizado foi o qualitativo indutivo, buscando através da análise do amalgama de informações obtidas, chegar a uma conclusão que englobasse todas as escolas de ensino médio de Ariquemes. Tal método foi construído através da análise documental e bibliográfica, que serviram para agregar conhecimento teórico para ser desempenhado em pesquisas de campo, então realizadas nos limites do município, supracitado, em formato de questionário indireto, objetivando respostas honestas e o atendimento ao artigo 247 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe a exposição de crianças e adolescentes sem a devida autorização. Os resultados da pesquisa culminaram na identificação de um déficit de capacitação profissional nas escolas, igualmente dos pais e da sociedade de modo geral, tratando da questão por uma vertente compartilhada, em que é responsabilidade de todos amoldar crianças e adolescentes mais empáticos e resilientes, facilitando também a comunicação das vítimas; sendo que, com esse despreparo mostrou-se crucial na identificação das falhas para a erradicação do bullying nos centros escolares, asseverando e banalizando sua prática nesses ambientes. Por conseguinte, além de criar e guardar as leis, considerou o trabalho que, o Estado precisa trabalhar com veemência para que as suas leis sejam cumpridas, não apenas as impondo, criando políticas públicas eficazes, de alcance às esferas escolar, familiar e social para a erradicação do grande vilão deste projeto, o bullying.

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