AÇÃO DA IRRADIAÇÃO LASER DE BAIXA FREQÜÊNCIA (LLLT) SOBRE OS MECANISMOS CELULARES ENVOLVIDOS NA REPARAÇÃO DE TECIDO NERVOSO PERIFÉRICO.

Conteúdo do artigo principal

Miguel Fernandes de Abreu
Diego Santos Fagundes

Resumo

Os nervos periféricos são alvo constante de lesões traumáticas que podem resultar em déficits motores e sensitivos. O LLLT é um recurso terapêutico utilizado pela fisioterapia com efeitos antinflamatório, analgésico, estimulante celular e modulador na regeneração de tecidos biológicos atuando na reparação de tecidos nervoso, muscular, ósseo, epitelial e muitas outras estruturas. O LLLT vem sendo utilizado com diversos materiais ativadores, comprimentos de onda, potência e densidades de energia com objetivo de estimular a regeneração dos nervos periféricos. Nesta revisão abordou os diferentes protocolos utilizados na regeneração de tecidos biológicos. O LLLT acelera a cicatrização nos tecidos estimulando a mitocôndria na síntese de DNA e RNA, acelerando o metabolismo, provocando aumento da síntese protéica e modificações no pH intra e extra celular. Mais estudos são necessários para definir os parâmetros mais eficazes de aplicação para elucidar as alterações promovidas na regeneração e funcionabilidade do tecido nervoso periférico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Diego Santos Fagundes, Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Diego Santos Fagundes possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil (2002), especialização em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (2003), certificado de Docência pela Universidad de Zaragoza Espanha (2005), Diploma de Estudos Avançados (D.E.A) em Fisiologia pela Universidad de Zaragoza Espanha (2006), MBA em Administração com ênfase em Gestão pela Fundação Getulio Vargas (2009) e doutorado em Farmacologia pela Universidad de Zaragoza Espanha/ Revalidado e Reconhecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) PPG em Farmacologia (capes 6) (2010)( Processo nº 23080.028728/209-03 Registro 0175 livro nº rev/g-1 folhas-45 parecer 05/CPB/2010) . Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, membro do Grupo Español de Motilidad Digestiva. Tem experiência na área de farmacologia, fisiologia e neurociências, com ênfase em neurogastroenterologia e neurociência aplicada aos sistemas (reabilitação), atuando principalmente nos seguintes temas: óxido nítrico, sepse, canais iônicos, estress oxidativo, e antioxidantes envolvendo o controle da motilidade digestiva, assim como em fisioterapia em neurologia. Tem interesse no tema Educação do Adulto, Novas Tecnologias e Problem Based Learning.