ANÁLISE DOS CASOS ATENDIDOS NA SALA VERMELHA DE UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA): PERSPECTIVAS DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO

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Hayslla Mikaella do Couto Araújo
Jocene Ostrowski

Resumo

A sala vermelha é o setor da unidade de pronto atendimento que está de porta aberta para receber os casos de urgência e emergência, cujo ambiente de trabalho tende a funcionar em condições de intensa pressão, com alta possibilidade de desfechos desfavoráveis aos pacientes, o que torna o cenário desafiador. O presente artigo propõe uma análise dos casos atendidos na Sala Vermelha de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) situada na região norte do estado de Rondônia, Brasil, com foco nas perspectivas do profissional farmacêutico. Utilizando uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), o estudo documental descritivo retrospectivo baseou-se em dados obtidos por meio de prontuários de atendimento no período de março a agosto de 2023, através de aprovação do CEP. Foram reunidos 185 prontuários, que demonstraram a prevalência de atendimentos do público da terceira idade, sendo a maioria correspondente ao grupo feminino. Deste total, 124 mencionavam o uso de medicamentos contínuos, sendo as comorbidades pertencentes ao sistema cardiovascular as mais prevalentes. A inserção da prática clínica do profissional farmacêutico no ambiente de urgência e emergência visa identificar os problemas relacionados a medicamentos e buscar soluções, com tendência a minimizar os erros de medicação em suas diversas etapas no ambiente intra-hospitalar.

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