ANÁLISE DA QUALIDADE DAS PRESCRIÇÕES MÉDICAS DE HOSPITAL PÚBLICO EM MIRANTE DA SERRA/RO ATENDIDAS EM UMA FARMÁCIA COMUNITÁRIA

Conteúdo do artigo principal

Amanda Almeida de Oliveira
Roseli P. de Andrade Lima
Rita Cristina Martins

Resumo

Avaliou-se a qualidade das prescrições médicas provenientes de um hospital público e que foram aviadas em uma drogaria privada do Município de Mirante da Serra durante o mês de abril/2014, segundo o cumprimento dos dispositivos legais para receituários de medicamentos. Das 373 prescrições analisadas a maioria apresentou erros em uma ou mais das variáveis descritas na legislação vigente. Todas as receitas analisadas apresentavam o nome por extenso do paciente e do prescritor, 57,37% das prescrições apresentavam a concentração, 78,55% a forma farmacêutica, 86,86% a via de administração, 61,66% na forma DCB e nenhuma estava na forma de ATC. Para origem da prescrição, 97,05% eram da clínica médica, 2,68% de enfermeiras e 0,26% da obstetrícia. A média de fármacos por prescrição foi de 1,79. Este estudo infere que as prescrições analisadas apresentam inconformidades com a legislação vigente e que é necessário trabalhos de orientação junto a comunidade prescritora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Amanda Almeida de Oliveira, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná

Bacharel em Farmácia.

Roseli P. de Andrade Lima, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná

Bacharel em Farmácia.

Rita Cristina Martins, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná

Orientadora. Graduada pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo (1990), com Título de Especialista em Manipulação Magistral Alopática TEMMA, ano 2000. Especialização em Assistência Farmacêutica com ênfase em Atenção Farmacêutica pela Faculdade Salesiana. Vasta experiência profissional nas áreas de manipulação de medicamentos e cosméticos (1990-2010) e gestão de estabelecimentos farmacêuticos.